Seja bem vindo
Petrópolis,15/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pesquisa revela que oito em cada dez brasileiros já sentiram mal-estar no trabalho devido ao calor

O estudo levou em consideração respostas de pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões do Brasil


Pesquisa revela que oito em cada dez brasileiros já sentiram mal-estar no trabalho devido ao calor iStock
Publicidade

Uma pesquisa da Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, mostrou que oito em cada dez brasileiros, que corresponde a 83% dos entrevistados, já passaram por situações de mal-estar no ambiente de trabalho relacionadas ao calor. 

Além dos riscos à saúde relacionados ao calor, que vão desde problemas respiratórios até alterações na pressão arterial, aumentando o risco de infartos e derrames, por exemplo, as temperaturas elevadas causam efeitos como cansaço, queda de pressão e fraqueza, que interferem diretamente na disposição e produtividade diárias.

A pesquisa revelou ainda que entre os sintomas relacionados ao calor que os trabalhadores já enfrentaram, 59% informaram que sentiram dores de cabeça, 40% apontaram a fraqueza como sintoma, 35% dos entrevistados relataram ter sofrido queda de pressão e 28% sentiram tontura.

O mal-estar enfrentado por muitos funcionários acaba afetando também na produtividade do trabalho e rendimento das atividades.

Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo, fala sobre a importância de se ter um ambiente de trabalho preparado para os dias de alta temperatura. “Oferecer um espaço de trabalho adequado para os dias de calor é indispensável para a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Mesmo que haja um pequeno aumento de calor, isso pode deixar os funcionários sentirem desconforto, por isso é essencial criar um ambiente de trabalho fresco e incentivar todos a se manterem hidratados para manter os níveis de produtividade”. 

A preocupação com o bem-estar do colaborador deve ocorrer tanto na parte interna quanto na parte externa da empresa, levando em consideração que alguns trabalhadores executam suas atividades ou demandas em locais abertos, ficando mais expostos ao calor.

Mesmo que o suporte das empresas em relação ao cenário das altas temperaturas seja essencial, algumas medidas pessoais podem ser tomadas para minimizar os riscos dos sintomas relacionados ao calor.

Dentre os métodos mais conhecidos para manter a saúde e bem-estar nos dias quentes vale destacar que é essencial beber bastante, usar roupas mais leves que permitam a transpiração, procurar locais ventilados ou com sombra, usar protetor solar e fazer refeições mais leves, evitando também sair nos horários mais quentes do dia.

Confira a pesquisa completa através do link https://onlinecurriculo.com.br/blog/pesquisa-calor-no-trabalho


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.