Seja bem vindo
Petrópolis,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

GSH Banco de Sangue precisa urgentemente de doações

A mobilização da população é essencial nesse momento


GSH Banco de Sangue precisa urgentemente de doações Divulgação/GSH Banco de Sangue
Publicidade

O GSH Banco de Sangue Santa Teresa precisa urgentemente da ajuda da população de Petrópolis. De acordo com a instituição, com a forte chuva que atingiu a cidade da Região Serrana, o número de doadores caiu para 90%, colocando-os em um índice muito crítico, que pode comprometer o abastecimento dos hospitais que são atendidos pela unidade.

Com isso, a mobilização do público para realizar doações de sangue em caráter de urgência é essencial para reabastecer os estoques e ajudar os pacientes hospitalizados e que dependem de transfusões para sobreviver. 

Convocamos todos as pessoas que estiverem aptas a doar sangue que façam esse gesto solidário aqui no Banco de Sangue, em caráter de urgência”, ressalta Mário Sampaio, profissional de captação da instituição.

Para facilitar as doações, o GSH vai disponibilizar transporte gratuito para grupos de quatro a 15 pessoas. O transporte deve ser acionado pelos WhatsApps: (24) 99269-4355 | 98857-8769.

O GSH Banco de Sangue Santa Teresa está disponibilizando transporte gratuito também para os doadores de Teresópolis que se dispuserem a ir até o posto de coleta em Petrópolis. Nesta sexta-feira (29), sairá uma van do Hospital São José, com destino ao GSH Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis.

Os doadores interessados em reservar o transporte podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 99666-9549.

Doações

As doações podem ser realizadas no Banco de Sangue Teresa, que fica localizado na Rua Dr. Paulo Herve, 1130, no Bingen, em Petrópolis. O GSH funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo domingos e feriados. 

É importante lembrar que todos os tipos sanguíneos são necessários nesse momento. 

Critérios básicos para doação, de acordo com o Ministério da Saúde

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro;
  • Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

A importância da doação de sangue

Além de um ato de solidariedade, a doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Através do ato, os bancos de sangue podem realizar transfusões sanguíneas a pacientes vítimas de condições graves de saúde ou que precisam passar por cirurgias delicadas. A transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.