Seja bem vindo
Petrópolis,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura do Rio inicia no sábado a nova operação do BRT Transbrasil e da Avenida Brasil

Outra novidade é a implantação do novo sistema de controle integrado


Prefeitura do Rio inicia no sábado a nova operação do BRT Transbrasil e da Avenida Brasil Foto: Divulgação
Publicidade

A Prefeitura do Rio inicia, a partir de sábado (30), a nova operação do corredor de BRT Transbrasil, com paradas em todas as estações e calha de segregação. Está programada para ocorrer das 10h às 15h todos os dias da semana, com tempo médio de viagem estimado em 40 minutos. Outra novidade é a implantação do novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes.

Por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da Secretaria de Infraestrutura e da Mobi-Rio, o BRT Transbrasil passa a operar com todas as suas 17 estações, com o início do serviço parador entre o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária.

Com 26 quilômetros de extensão e dois terminais, o corredor expresso Transbrasil atravessa 18 bairros, e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

Além do serviço parador, também no sábado terá início a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil. Isso implica na delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, por meio de segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis.

Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.