Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mart Minas & DOM Atacadista e Cemig assinam o primeiro contrato de autoprodução no Mercado Livre de Energia

Rede de Atacarejo terá a demanda de energia atendida por Usina Fotovoltaica em São Gonçalo do Abaeté/MG


Mart Minas & DOM Atacadista e Cemig assinam o primeiro contrato de autoprodução no Mercado Livre de Energia Foto: Divulgação
Publicidade

A Cemig e o Mart Minas, líder no segmento do Atacarejo de Minas Gerais, concluíram a negociação do primeiro contrato de autoprodução de energia do estado. O acordo no Mercado Livre de Energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar fotovoltaico da UFV Jusante, em São Gonçalo do Abaeté (MG), visando a autoprodução de 20 megawatts de potência de energia renovável a partir de maio de 2024, abastecendo 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro. 

A autoprodução é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores.

Dessa forma, o Mart Minas e Dom Atacadista se tornarão os primeiros clientes supermercadistas a operar com autoprodução de energia elétrica. “Essa decisão demonstra o compromisso da empresa não apenas com a eficiência operacional, mas também com a sustentabilidade, pois a autoprodução de energia é uma maneira de contribuir com a descarbonização, além de otimizar recursos”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, destacou as vantagens do Mart Minas ao se tornar um autoprodutor no Mercado Livre de Energia. “Com este acordo, o Mart Minas terá redução de custos e previsibilidade dos gastos, podendo investir na autoprodução e garantir a autossuficiência energética. Outro ponto importante deste acordo para a Cemig é que essa inédita parceria com o Mart Minas no Mercado Livre de Energia, está em sintonia com nossas estratégias de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável”, explica o executivo.

Redução na emissão de CO2

Com esse acordo, o grupo reduzirá suas emissões de toneladas de CO2 representando uma redução significativa de carbono devido ao uso de eletricidade pelo Grupo.  

“A expectativa é que esse investimento resulte em considerável diminuição dos gastos energéticos das lojas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos custos operacionais. Alinhado à missão da empresa de aumentar o poder de compra das pessoas, essa iniciativa favorece a manutenção de preços competitivos e uma experiência de compra mais vantajosa para os clientes. Estamos com os olhos voltados para o futuro e mobilizados para garantir a sustentabilidade das operações”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

“O contrato de longo prazo firmado com a Cemig, uma das principais empresas de energia do mundo, atesta a confiança mútua e solidifica as bases para uma parceria duradoura,” afirma o executivo.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig GT e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

Sobre o Mart Minas e DOM Atacadista

Com as duas unidades inauguradas no ano passado em Belo Horizonte, a rede de atacarejo possui 62 lojas em operação em cidades polo de Minas Gerais, espalhadas por 49 cidades, impactando diretamente, mais de 700 municípios, empregando mais de 10 mil colaboradores.

Em 22 anos de atividades, o Mart Minas se mantém em posição de destaque como uma das principais redes de atacado e varejo do país. Atendendo à demanda e necessidade dos seus clientes vendendo tanto no varejo quanto no atacado, a empresa se encontra entre as 3 primeiras redes mineiras do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

No ano de 2022 o Mart Minas adquiriu parte da DOM Atacadista, rede que já conta com 19 lojas no estado do Rio de Janeiro. As duas empresas têm atuação muito forte e sólida no atacarejo, além de uma diversidade e variedade de produtos, preços competitivos e excelente estrutura de lojas.

Sobre a Cemig  

A Cemig é o maior grupo de distribuição de energia da América do Sul. Destaca-se por sua presença no estado de Minas Gerais, por meio da Cemig Distribuição e está presente em outras 26 unidades federativas do Brasil, como líder de vendas a clientes finais no Mercado Livre de Energia. 

A Cemig possui um parque de geração composto por 100% de energia limpa e a única empresa do setor elétrico fora da Europa, integrante do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e, em 2024, mantida incluída no “The Sustainability Yearbook 2024” da S&P Global, o que insere a Companhia na lista das empresas mais sustentáveis do mundo. A Cemig é mais do que uma empresa de energia, é uma parceira na construção de um futuro mais limpo e sustentável para todos nós.

Para obter mais informações sobre o Mercado Livre de Energia Cemig, acesse energialivre.cemig.com.br

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.