Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Disque Denúncia: Linha Verde lança 26ª edição da campanha Disque Balão

A campanha é lançada todo ano em abril e se estende até o dia 15 de setembro


Disque Denúncia: Linha Verde lança 26ª edição da campanha Disque Balão Foto: Reprodução/Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade
Publicidade

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, lança, na próxima segunda-feira (15), a 26ª edição da campanha “Disque Balão”. A campanha é lançada todo ano em abril e se estende até o dia 15 de setembro.

No ano de 2023, o Linha Verde cadastrou 116 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões, 68% a mais do que no ano de 2022. Com auxílio dessas denúncias, o Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, apreenderam pelo menos 315 balões, além de buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício.

É importante ressaltar que a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso a denúncia é valiosa, permite que a polícia identifique com maior brevidade esses locais. Além disso, essas informações tem auxiliado a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Comando de Polícia Ambiental, a Delegacia de Meio Ambiente e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, no planejamento de operações contra balões não tripulados, que vem ocorrendo aos domingos, em todo o estado e na Baia de Guanabara. Vale alertar ainda o próprio risco de o balão cair aceso em florestas, usinas, aeroportos e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaçando o nosso meio ambiente e colocando a vidas em risco. No início deste ano, por exemplo, por várias vezes, balões foram flagrados sobrevoando o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, inclusive, em uma ocasião, o mesmo teve que ser “abatido” com jatos de água, para evitar que caísse sobre aviões que estavam parados na pista de pouso.

Com o lançamento da campanha “Disque Balão” o Disque Denúncia tenta, a ajudar não somente a população, mas também às forças policiais nessa missão de conscientizar e mostrar os perigos dessa prática. 

Desde o início deste ano, já foram registradas 25 denúncias envolvendo balões (17 em 2023 e 13 em 2022 – se compararmos os mesmos períodos), sendo que essas informações vieram dos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Magé, Maricá e Nova Friburgo. É preciso citar que diariamente vemos, principalmente aos fins de semana, relatos de soltura de balões em outras cidades, mas a população desses locais precisa fazer sua parte, denunciando ao Linha Verde, visto que não há registros de denúncias além dos citados acima. Na cidade do Rio de Janeiro, as informações sobre a prática têm chegado dos bairros de Inhoaíba, Campo Grande, Oswaldo Cruz, Bangu, Cascadura, Jardim Sulacap, Paciência, Pechincha, Pilares, Realengo, Santa Cruz, Taquara e Vila Militar.

Sabe-se que entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, comemorado no próximo dia 23, dia das mães e também festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono. Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

Serviço:

O programa Linha Verde, do Disque Denúncia, já recebeu em 2024, 5606 denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do RJ.

A população pode denunciar a prática de soltura de balões e outros crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.