Detran.RJ encontra carro e peças roubadas em desmanche clandestino no Rio
Ação do Detran ocorreu em apoio às investigações da Polícia Civil, na Operação Torniquete

Equipes da Operação Desmonte, do Detran.RJ, desarticularam, nesta quarta-feira (16/04), dois desmanches de veículos na Estrada da Posse, em Santíssimo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foram encontrados um carro e 12 motores adulterados, todos provenientes de roubo ou furto; além de peças automotivas de procedência duvidosa. A ação foi realizada em apoio à 34ª DP (Bangu), dentro da Operação Torniquete.
Os desmanches foram descobertos nos fundos de duas residências, após a prisão em flagrante de três homens durante ação da delegacia de Bangu no fim da tarde de terça-feira. Policiais foram ao local checar informações de inteligência e acionaram a equipe da Operação Desmonte, do Detran.RJ, para auxiliar na identificação dos veículos e peças. No local foram encontrados diversos motores e chassis de automóveis com adulterações imperceptíveis, detectadas por agentes do Detran.
Todo o material foi apreendido e encaminhado para destruição em empresas de reciclagem credenciadas junto ao Detran.RJ. Já o material que foi comprovado ser produto de crime foi encaminhado à delegacia para dar andamento ao inquérito.
O presidente do Detran.RJ, Vinicius Farah, reiterou a ação do departamento na fiscalização e regulamentação da venda de peças automotivas, sucatas e funcionamento dos ferros-velhos no estado.
“O Detran.RJ segue firme no combate ao mercado ilegal de peças automotivas. Essa ação, em conjunto com a Polícia Civil, mostra o quanto a integração entre os órgãos é fundamental para coibir práticas criminosas e garantir mais segurança à população. Vamos continuar intensificando a Operação Desmonte em todo o estado para fechar o cerco contra os desmanches irregulares e proteger os motoristas fluminenses”.
Nesta quarta-feira, agentes da Operação Desmonte fizeram a contagem e identificação do material encontrado no desmanche irregular. Equipes com apoio de técnicos e peritos tentaram identificar a procedência das peças encontradas no local.
O diretor-geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Marcelo Gregório, ressaltou a eficácia da parceria entre os dois órgãos para desarticular locais de desmanches que comercializam peças roubadas.
“Essa parceria com a Polícia Civil é importante para que possamos juntos identificar os locais clandestinos de desmanches de peças automotivas. Ações como essa nos ajudam a alertar aos comerciantes e regularizar a compra e venda”, declarou.
COMENTÁRIOS