Vaticano divulga testamento espiritual do Papa Francisco: ‘Ofereço meu sofrimento pela paz no mundo’

Horas após o anúncio oficial da morte do Papa Francisco, o Vaticano divulgou o conteúdo do testamento espiritual deixado pelo pontífice. O documento, datado de 29 de junho de 2022 e intitulado Testamento do Santo Padre Francisco, revela o último desejo do Papa argentino com relação ao seu local de sepultamento e expressa sua fé na vida eterna, sua devoção à Virgem Maria e seu compromisso com a paz mundial.
No testamento, Francisco declara que deseja ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, um dos santuários marianos mais antigos de Roma. Foi neste local que o pontífice costumava rezar antes e depois de cada Viagem Apostólica, sempre confiando suas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo por seu cuidado dócil e materno.
Leia também:
Vaticano informa causas da morte do papa Francisco: AVC e insuficiência cardíaca
"Desejo que meu último percurso terreno se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano", escreveu o Papa, que escolheu um túmulo simples, na terra, sem ornamentos especiais e com a inscrição única: Franciscus.
De acordo com o documento, os custos para a preparação do sepulcro serão cobertos por uma doação previamente destinada à Basílica, com orientações repassadas ao Monsenhor Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.
Francisco encerra seu testamento com uma mensagem de agradecimento e esperança: "Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos."
O testamento é um retrato fiel do pontificado de Francisco: marcado pela simplicidade, pelo profundo sentido pastoral e por um apelo constante à construção de um mundo mais fraterno, justo e pacífico.
COMENTÁRIOS