Seja bem vindo
Petrópolis,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Bruno Black: o poeta da Zona Oeste que constrói cultura com palavras e afeto

Do Fumacê para o Brasil: Bruno Black transforma a própria história em literatura e leva cultura e inspiração às periferias e grandes eventos literários do país


Bruno Black: o poeta da Zona Oeste que constrói cultura com palavras e afeto Foto: Divulgação
Publicidade

Bruno Black é mais que um nome. É um movimento. Poeta, agente literário, produtor cultural e um dos escritores mais produtivos do Brasil na última década, ele faz da palavra sua morada e da literatura um instrumento de transformação. Morador da Comunidade do Fumacê, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vive de sua arte, dos quase 20 livros publicados e do impacto cultural que espalha por onde passa.

Com um lema que ecoa como um chamado – "Se tens um dom, seja!" – Bruno tem inspirado leitores, escritores e comunidades, especialmente as periféricas, a reconhecerem e assumirem seus talentos. Em 2025, ele dá mais um salto ousado: o lançamento de 10 novos livros, sendo 7 títulos físicos inéditos e 3 digitais, consolidando-se ainda mais como um fenômeno da literatura contemporânea.

"Cadê Tia Sueli?": Uma Viagem Literária de Amor e Memória

Seu novo livro, Cadê Tia Sueli?, promete encantar leitores de todas as idades. Em uma história que mistura realidade e fantasia, Bruno, na pele do personagem Bruninho, revive as férias de infância ao lado da carismática e inesquecível tia Sueli. Sonhos de voar de avião, conhecer novos lugares e até ter um irmão gêmeo se entrelaçam com viagens a cidades cheias de história e cultura: Salvador, Ouro Preto e, claro, sua comunidade no Fumacê.

A obra é ricamente ilustrada, e destaca-se pela valorização da cultura brasileira, dos laços familiares e das amizades sinceras. Segundo a CEO da Editora Conejo, Alcione Gimenes Conejo, que assina o texto de apresentação, “Bruno nos presenteia com uma história repleta de bom humor, afetos e brasilidade.”

Homenagens e Agenda Cultural

O impacto de Bruno Black ultrapassa as páginas. Ele já se tornou nome de Casa de Cultura em Campos dos Goytacazes e será autor homenageado na Festa Literária de Queimados (06). Neste mesmo ano, seu legado será eternizado com uma biblioteca em Quissamã.

Sua agenda em 2025 está repleta de eventos literários por todo o país:

22/05 – Pouso Alegre (MG)

06/06 – Festa Literária de Queimados (RJ)

08/06 – Festa Literária de Resende (RJ)

22/06 – Bienal do Livro do RJ (stand da Editora Conejo)

Agosto – Sergipe

Setembro – Bahia

Outubro – São Paulo

Novembro – Fortaleza

Publicidade



MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.