Cardeal Robert Francis Prevost é eleito o novo Papa
Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro aplaudiram emocionados ao ver a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina

O conclave chegou ao fim. A tradicional fumaça branca subiu na tarde desta quinta-feira (8), sinalizando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal estadunidense de 69 anos, Robert Francis Prevost foi escolhido como o novo Papa, sucessor de Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. O nome papal adotado por Robert Francis Prevost é Papa Leão XIV.
Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro aplaudiram emocionados ao ver a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, após dias de expectativa e oração. Pouco depois, o cardeal protodiácono apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e anunciou com a tradicional frase "Habemus Papam", confirmando a eleição de Robert Francis Prevost.
Ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre o discurso inaugural do novo pontífice, mas fontes próximas ao conclave indicam que a escolha de Robert Francis Prevost representa uma continuidade no espírito de diálogo, compaixão e atenção aos marginalizados — marcas profundas do pontificado de Francisco.
O legado de Francisco
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, deixou uma marca transformadora na Igreja e no mundo. Primeiro Papa jesuíta e o primeiro vindo da América Latina, seu papado foi caracterizado por uma liderança pastoral, foco em justiça social, reformas internas e esforços para aproximar a Igreja de temas contemporâneos como a crise climática, a imigração e o combate aos abusos sexuais no clero.
Francisco também foi um defensor incansável dos pobres e da ecologia, tendo publicado a encíclica Laudato si’, que redefiniu o papel da Igreja na luta por um planeta sustentável. Sua morte em 21 de abril gerou comoção global, encerrando um papado de mais de 12 anos.
A eleição do cardeal Robert Francis Prevost abre um novo capítulo para a Igreja Católica. Nos próximos dias, o mundo acompanhará atentamente os primeiros passos do novo pontífice, à espera de como ele guiará os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.
COMENTÁRIOS