Seja bem vindo
Petrópolis,09/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Operação da Enel remove ‘gato’ de energia que alimentava loja de materiais de construção e residência em Itaipava

O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco


Operação da Enel remove ‘gato’ de energia que alimentava loja de materiais de construção e residência em Itaipava Foto: Divulgação / Enel.
Publicidade

Durante uma operação de combate às irregularidades no consumo de energia, realizada nesta semana, em Petrópolis, Região Serrana do estado, a Enel removeu uma ligação direta que alimentava irregularmente uma loja de materiais e equipamentos de construção, além de uma residência instalada nos fundos do mesmo imóvel, no distrito de Itaipava.

Ao chegarem ao local, os policiais civis, acompanhados por técnicos da Enel e por peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), flagraram uma ligação direta de uma fase na caixa de barramento, que abastecia o comércio e a residência, ambos pertencentes à mesma proprietária.

O caso foi registrado em um boletim de ocorrência por furto de energia na 106ª DP. A proprietária do estabelecimento, que também é titular da conta, não estava presente no momento da inspeção.

Furtar energia é crime e causa riscos

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem realiza "gato" de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.


Foto: Divulgação / Enel.

As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Sobre a Enel Distribuição Rio    

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.