Pré-conferência de Assistência Social reúne população para debater diretrizes do SUAS em Petrópolis
O encontro teve como objetivo promover o diálogo com a população e preparar a sociedade civil para a 15ª Conferência Municipal

A Prefeitura de Petrópolis e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram neste sábado (17) a pré-conferência de Assistência Social, no Colégio Santa Catarina. O encontro teve como objetivo promover o diálogo com a população e preparar a sociedade civil para a 15ª Conferência Municipal, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, com foco nos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Durante a programação, foram discutidos os cinco eixos que estruturam o debate nacional sobre a política de assistência social: universalização do acesso ao SUAS com equidade; inovação e valorização profissional; integração de benefícios e serviços; gestão democrática com transparência; e sustentabilidade financeira. A mediação das atividades foi conduzida por Nelma Azeredo, ex-presidente dos conselhos Nacional e Estadual de Assistência Social.
“O evento marca o início de um processo participativo fundamental para escutar as demandas da população e fortalecer nossa rede de assistência. É ouvindo os usuários e profissionais que conseguimos aprimorar os programas, os equipamentos e as ações sociais", disse o prefeito Hingo Hammes.
A pré-conferência contou com a presença de trabalhadores da área, usuários dos serviços socioassistenciais e representantes da sociedade civil. O diálogo teve como base os desafios atuais enfrentados pelo município e as estratégias para ampliar a proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade.
“O objetivo principal da pré-conferência é abrir o diálogo com a população para que a gente possa construir a política de assistência social de forma participativa e democrática, entendendo as transformações e os novos desafios da nossa cidade e como trabalhar da melhor maneira para atender a população mais vulnerável", afirmou a secretária de Assistência Social, Adriana Kreisher.
As propostas encaminhadas durante a pré-conferência serão consolidadas na conferência municipal de junho, que elegerá também os delegados responsáveis por representar o município nas etapas estadual e nacional. Os debates e deliberações seguirão o tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
A palestrante e mediadora Nelma Azeredo destacou a importância do envolvimento direto da sociedade nesse processo.
“A pré-conferência é um espaço essencial para refletir sobre as práticas em andamento, identificar lacunas e definir, junto com os cidadãos, quais caminhos o município deve seguir na formulação de suas políticas públicas”, concluiu.
COMENTÁRIOS