Capacitação aborda legislação e gestão de riscos em acidentes ambientais em Macaé
a capacitação realizada nesta terça-feira (15) no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária

“Legislação, riscos e responsabilidades decorrentes de acidentes ambientais”. Esta foi a capacitação realizada nesta terça-feira (15). A programação é fruto da parceria da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Prefeitura de Macaé com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Participaram do encontro agentes das Secretarias de Mobilidade, Defesa Civil e Ordem Pública, fiscais e analistas ambientais, além de técnicos de municípios como Rio das Ostras, Conceição de Macabu e Trajano de Moraes.
A proposta é fortalecer a atuação técnica dos municípios fluminenses diante de situações de risco e emergência ambiental, além de aprofundar o conhecimento da legislação e dos procedimentos adequados para cada tipo de ocorrência. A ocasião foi marcada por palestras e dinâmicas conduzidas pelos técnicos do INEA Ricardo Marcelo da Silva (Gerente de Atendimento às Emergências) e o químico Antônio Carlos Gusmão (assessor de pós-licença e fiscalização). De acordo com o Secretário de Ambiente, Phelipe Salgado, esta é a primeira capacitação do segundo semestre que visa atender e orientar quanto às emergências químicas e possíveis impactos.
O evento contou com a presença de representantes de diversos municípios da região, como Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena, Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Campos dos Goytacazes. A proposta é estimular a integração entre as cidades e o fortalecimento da Rede Estadual de Emergências Ambientais, promovendo respostas mais rápidas e eficazes em casos de acidentes ambientais.
Na oportunidade foram destacadas orientações a respeito de procedimentos diante de acidentes que envolvem produtos químicos. Também foram entregues carteirinhas de bolso com informações sobre produtos químicos. Para o palestrante Antônio Carlos Gusmão “o primordial é o agente identificar os produtos químicos e ter responsabilidade no transporte dos mesmos. As próximas cidades visitadas serão Itaperuna e Rezende”.
A programação foi elogiada pelos participantes. A servidora e Comandante da Guarda Ambiental Raquel Giri de Faria pontuou que a formação é de suma importância. “ Macaé é um município que tem um intenso fluxo de pessoas e saber como atuar em situações que envolvem produtos químicos e que podem gerar impactos ambientais é essencial para minimizar os riscos”, pontuou.
COMENTÁRIOS