Seja bem vindo
Petrópolis,18/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia Civil deflagra ação contra principal ferro-velho clandestino da Zona Norte

Até o momento, duas pessoas foram presas e houve apreensão de 10 toneladas de material metálico irregular


Polícia Civil deflagra ação contra principal ferro-velho clandestino da Zona Norte Foto: Reprodução/ TV Globo

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio de agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), deflagraram mais uma ação da "Operação Caminhos do Cobre", nesta quinta-feira (17/07). O objetivo é desarticular o principal ferro-velho clandestino da Zona Norte do Rio, no Complexo da Pedreira. O local é considerado o maior polo de receptação de fios de cobre e materiais metálicos subtraídos de concessionárias de energia, transportes e telecomunicações. Até o momento, duas pessoas foram presas e houve apreensão de 10 toneladas de material metálico irregular.

De acordo com a DRF, o ferro-velho é administrado por dois irmãos e movimentava ilegalmente toneladas de materiais furtados. Ambos têm passagens por roubo de veículos, roubo de cargas e receptação qualificada, e mantêm vínculos operacionais com o tráfico de drogas da localidade, que oferece proteção e infraestrutura para o funcionamento do ferro-velho ilegal. Durante a investigação, o operador logístico do grupo foi preso em flagrante transportando mais de uma tonelada de cabos de cobre furtados de concessionárias.

Os agentes estão nas ruas na capital e na Baixada Fluminense para cumprir mandados de busca e apreensão, em endereços de pessoas físicas e jurídicas diretamente vinculadas ao estabelecimento clandestino e à cadeia de receptação.

Por meio da "Caminhos do Cobre", a Polícia Civil realiza ações diárias e contínuas para combater o furto de cabos e materiais metálicos. Desde setembro de 2024, mais de 260 ferros-velhos foram fiscalizados, com cerca de 90 responsáveis pelos estabelecimentos presos nestas ações. No mesmo período, mais de 250 toneladas de fios de cobre e materiais metálicos foram apreendidas pela especializada.

A DRF tem diversos inquéritos em andamento que investigam toda a cadeia criminosa, desde o furtador até as metalúrgicas, e as diligências seguem para responsabilizar criminalmente todos os envolvidos. Além disso, as ações visam também descapitalizar financeiramente os braços operacionais do tráfico, responsáveis por fomentar esse tipo de crime.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.