Fundação Oswaldo Cruz confirma circulação de nova variante da Covid-19
A análise foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como parte da estratégia de vigilância genômica na capital

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a circulação da nova variante da Covid-19, XFG, na cidade do Rio de Janeiro. Detectada em 46 dos 74 casos analisados entre 1º e 8 de julho, a linhagem representa 62% dos genomas sequenciados no período. A análise foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como parte da estratégia de vigilância genômica na capital.
Com a confirmação, o Rio se tornou o quarto estado brasileiro a registrar a variante, que também já foi identificada em São Paulo, Ceará e Santa Catarina. Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante sob monitoramento” desde 25 de junho, a XFG foi inicialmente detectada no Sudeste Asiático e vem sendo observada pelo seu potencial de disseminação.
Além da XFG, a análise também apontou um caso da linhagem NB.1.8.1 — igualmente sob monitoramento — e outras variantes do SARS-CoV-2 nas amostras restantes.
Diante do avanço da nova cepa, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância da vacinação, especialmente para os grupos mais vulneráveis. Segundo a pasta, a campanha de imunização contra a Covid-19 foi ampliada para pessoas com 60 anos ou mais, com previsão de novas etapas nas próximas semanas.
Em nota, a Secretaria afirmou:
"O município já vacinou idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) e o grupo acima de 65 anos nas unidades. Em agosto, será a vez das pessoas com imunossupressão (ou que façam uso de remédios imunossupressores – para regulagem do sistema imunológico). Outras faixas etárias serão alcançadas de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde."
A vacinação segue disponível nas 240 clínicas da família e centros municipais de saúde do Rio, além dos dois Super Centros Cariocas de Vacinação — um em Botafogo, funcionando todos os dias das 8h às 22h, e outro no ParkShopping Campo Grande, com horário conforme o centro comercial.
A Secretaria também reforçou as medidas de prevenção:
"A população deve continuar higienizando regularmente as mãos com água e sabão ou álcool. Em casos de sintomas gripais, a recomendação é manter o isolamento, utilizar máscaras corretamente e seguir as orientações médicas."
COMENTÁRIOS