Grupo Teatro de Busto estreia em Petrópolis o espetáculo “País Gambiarra”, com apresentações gratuitas e oficinas
Após o lançamento da HQ homônima, o Grupo Teatro de Busto chega a Petrópolis para a estreia nacional de PAÍS GAMBIARRA, espetáculo inédito em seu repertório.

O Grupo Teatro de Busto convida o público petropolitano para “País Gambiarra”, atração que combina apresentações teatrais e oficinas gratuitas, provocando reflexões através do humor.
A história de “País Gambiarra" mergulha em uma distopia que evidencia a problemática sociopolítica do Brasil. Em um país onde a moeda de troca e o salário dos trabalhadores— representados pela figura dos entregadores — é a água, os canos são propositalmente furados e o governo emplaca uma obra de contenção. A falta de água faz com que as pessoas adoeçam, criando o pretexto para o governo vender um fármaco como solução e, assim, gerar uma nova demanda: a entrega de óbitos. Essa narrativa surge durante a pandemia da covid-19, quando ficou ainda mais evidente a urgência de contar histórias que contextualizam e debatam as estratégias improvisadas que as pessoas precisam criar para sobreviver.
Em 2024, o Grupo Teatro de Busto transformou essa dramaturgia inédita e coletiva em uma HQ distribuída gratuitamente em bibliotecas e instituições públicas de ensino pelo Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o projeto levou oficinas gratuitas e leituras dramatizadas para escolas públicas em diferentes municípios do Rio e do Maranhão, compartilhando arte, reflexão e ferramentas criativas com crianças e jovens.
Agora, em Petrópolis, o público é convidado a assistir ao espetáculo “País Gambiarra” e participar gratuitamente da oficina “Interseções entre o Teatro e a História em Quadrinhos”, no Centro Cultural Raul de Leoni e na Associação de Moradores da Vila São José. Essa peça conta com intérprete de Libras em todas as sessões e com patrocínio da Lei Aldir Blanc.
SINOPSE DO ESPETÁCULO:
Gambiarra é um país distópico em que sua moeda de troca é a água. Em meio ao avanço de uma misteriosa doença, o governo se aproveita para lucrar e agradar seu eleitorado. Cansados dos abusos enfrentados diariamente, os trabalhadores colocam uma questão em xeque: É possível sobreviver sem gambiarra?
A OFICINA:
A oficina propõe jogos teatrais que despertam nos participantes diferentes formas de se contar uma história — do corpo ao papel — explorando as imagens criadas em cena e sua relação com as imagens estáticas da HQ.
SOBRE O GRUPO:
O Grupo Teatro de Busto reúne artistas de diferentes estados do Brasil que se
encontraram nos cursos de teatro da UNIRIO e UFRJ. Desde 2022, constrói um repertório diverso com espetáculos como Conselho de Classe, de Jô Bilac, O Doente Imaginário, de Molière, e a HQ autoral País Gambiarra.
Com prêmios, indicações e participações em festivais nacionais, além das 3 indicações ao Prêmio PRIO do Humor 2024, o grupo se destaca por unir humor e crítica social. Também desenvolve um trabalho de compromisso social, levando suas montagens e oficinas para escolas públicas, usando o teatro como ferramenta de reflexão e conscientização.
COMENTÁRIOS