Seja bem vindo
Petrópolis,26/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Capacitações do Projeto Amamenta serão realizadas em quatro Centros de Educação Infantil

Encontros acontecem nos dias 28 e 29 de julho e integram nova etapa da iniciativa voltada ao aleitamento nas unidades municipais


Capacitações do Projeto Amamenta serão realizadas em quatro Centros de Educação Infantil Foto: Divulgação/PMP

Nos dias 28 e 29 de julho, profissionais de quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal participam de novas capacitações do Projeto Amamenta, iniciativa da Prefeitura implementada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ação faz parte da ampliação da política pública criada em 2021, por iniciativa do então prefeito interino Hingo Hammes, com o objetivo de garantir o acolhimento de mães lactantes nas unidades escolares.

As atividades têm início na segunda-feira (28/07), às 8h, no CEI Graça Costa, em Pedro do Rio. À tarde, a programação segue para o CEI Sérgio Fadel, no Madame Machado. Na terça-feira (29/07), os encontros ocorrem às 8h30 no CEI Patrícia Ferreira, no Centro, e às 14h no CEI Lulu Monteiro, no Vale do Carangola.

Durante as formações, representantes da Fiocruz apresentarão conteúdos voltados à promoção do aleitamento materno no ambiente escolar. A capacitação tem como foco a articulação entre educação e saúde para a construção de espaços que respeitem o vínculo entre mães e bebês ao longo da primeira infância.

“Desde a criação do projeto, buscamos fortalecer o apoio às mães dentro das unidades municipais. As capacitações são uma etapa essencial para garantir que as equipes estejam preparadas para oferecer esse suporte com responsabilidade e sensibilidade”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

As formações representam uma nova fase do programa, que recentemente distribuiu kits de apoio à amamentação para unidades de Educação Infantil. O Programa Amamenta foi referência para a adesão de Petrópolis ao projeto nacional desenvolvido em conjunto com a Fiocruz e a UFRJ.

“A proposta reconhece o aleitamento como parte do processo de desenvolvimento e amplia o diálogo entre escola e família, valorizando essa etapa da vida das crianças”,apontou.a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.

A programação será estendida gradualmente para outros centros de Educação Infantil da rede municipal, com cronograma definido pelas secretarias de Educação e de Saúde, que atuam em conjunto na execução das ações.

Para a chefe do Departamento de Educação Infantil, Marcela de Castro Alves, o projeto contribui para a permanência e o bem-estar das crianças nas unidades. “Ao possibilitar que as mães estejam presentes na rotina escolar, criamos condições para que o vínculo se mantenha e se fortaleça no dia a dia”,completou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.