Rio | Guaratiba registra sensação térmica de 51,5°C nesta quinta
Termômetros no bairro da Zona Oeste marcaram temperaturas acima de 40°C
O Rio de Janeiro registrou mais um recorde de temperatura nesta primavera. Na manhã desta quinta-feira (7), foi registrada uma sensação térmica de 51,5ºC em Guaratiba, na Zona Oeste da capital fluminense. Por volta das 10h15, os termômetros do bairro marcavam 40,1ºC.
Segundo a previsão, a temperatura máxima para esta quinta era de 40°C e a mínima de 24°C. Já o céu podia variar entre claro e parcialmente nublado durante a manhã e tarde, passando para nublado à noite, quando áreas de instabilidade, associadas à aproximação de uma frente fria, podem trazer pancadas de chuva rápidas e isoladas.
Durante o mês de novembro e o início de dezembro deste ano, a temperatura do Rio de Janeiro tem registrado uma enorme alta. No dia 14 de novembro, a cidade de Guaratiba chegou a registrar a sensação térmica de 58,5°C, às 9h15.
Esse fenômeno extremo levanta preocupações sobre os impactos na saúde pública e destaca a importância das precauções em face das mudanças climáticas.
O que torna essa situação ainda mais preocupante é a sensação térmica. A sensação térmica leva em consideração diversos fatores, incluindo a umidade do ar, e reflete como as condições climáticas são percebidas pelo corpo humano.
Temperaturas tão elevadas podem representar sérios riscos à saúde, como insolação, exaustão térmica e desidratação. É crucial que os residentes e visitantes tomem medidas preventivas, como permanecer hidratados, evitar a exposição prolongada ao sol e buscar ambientes mais frescos.
Recomendações de segurança
Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente;
Evite atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia;
Use roupas leves e proteção solar adequada;
Esteja atento aos sinais de insolação e exaustão térmica.
COMENTÁRIOS