Atleta de Petrópolis conquista bronze no Brasileiro de jiu-jítsu
Jovem de 16 anos se destaca na nova faixa e reforça talento local
Foto: Arquivo Pessoal O atleta petropolitano Mateus Gonçalves Santana, conhecido como Mateus Patrão, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de jiu-jítsu, no último dia 3 de maio, em Barueri, São Paulo.
Aos 16 anos, o jovem disputou pela primeira vez uma competição na faixa roxa, categoria Juvenil 2 até 69 quilos. Mesmo diante de adversários mais experientes na nova graduação, ele garantiu lugar no pódio e reforçou sua evolução no esporte.
Mateus treina na equipe Sidnei Ângelo, em Petrópolis, onde realiza sua preparação técnica e física. Para a disputa do Brasileiro, o atleta foi registrado pela tradicional equipe Gracie Humaitá, uma das mais respeitadas do país na modalidade.
O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2026, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) em conjunto com a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), ocorreu entre os dias 24 de abril e 3 de maio. Considerado um dos eventos mais importantes do calendário nacional, a competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, reunindo atletas de diversas idades e faixas.
Na categoria Juvenil 2 / Faixa Roxa / Leve (até 69kg), o pódio contou com Damir Kalandarov, da Gojira Academy, na primeira colocação, seguido por Deivid Paixão Silva, da Arena Black Belt Nordeste, em segundo lugar. Mateus Gonçalves Santana, representando a Gracie Humaitá, ficou com a terceira colocação, ao lado de Yuri Abner Ferreira Barbosa, da União Paraense de Jiu-Jitsu, que também garantiu o bronze.

O resultado reforça o crescimento do atleta no cenário competitivo e evidencia o trabalho desenvolvido em Petrópolis, projetando novos desafios na carreira esportiva. A conquista também destaca a força do jiu-jítsu petropolitano, que segue revelando talentos em competições de alto nível.





COMENTÁRIOS