Seja bem vindo
Petrópolis,10/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Caos na BR-040: Motoristas passam domingo parados devido a alagamento e protestos em Duque de Caxias

Fortes chuvas causam bloqueio na rodovia, resultando em longas horas de espera e revolta entre os motoristas


Caos na BR-040: Motoristas passam domingo parados devido a alagamento e protestos em Duque de Caxias Foto: Reprodução de vídeo / g1
Publicidade

As intensas chuvas que atingiram o Grande Rio neste fim de semana trouxeram consigo uma série de transtornos, e um dos pontos mais críticos foi o bloqueio da Rodovia Washington Luís (BR-040) na altura da Reduc, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, no sentido Rio. Motoristas relatam terem passado mais de 10 horas parados no trânsito, enquanto agentes de trânsito tentavam lidar com a situação complexa.

Para tentar aliviar o congestionamento, agentes de trânsito improvisaram uma pista reversível na pista central sentido Juiz de Fora, inclusive quebrando muretas para permitir o retorno de alguns veículos. No entanto, a medida não foi suficiente para evitar a revolta de motoristas que, incapazes de voltar, realizaram um protesto bloqueando a pista.

Por volta das 17h, a reversível foi liberada, mas o engarrafamento ainda persistia na região, e alguns motoristas permaneciam totalmente parados após a tentativa de implementação da pista reversível.

As chuvas, que causaram estragos em diversas partes do Rio e da Baixada, resultaram em ao menos 11 mortos até o fim da tarde de domingo. Além do bloqueio na BR-040, outras áreas enfrentaram o fechamento de estações de metrô, o bloqueio da Avenida Brasil durante a manhã e prejuízos materiais significativos para moradores de bairros da zona norte da capital e de cidades da Baixada.

Às 19h, a concessionária responsável pela administração da via informou que o acesso à pista reversível da BR-040, no km 109, apresentava retenção de 4km para quem seguia no sentido Rio. “Acesso à pista reversível da BR-040, no km 109, apresenta retenção de 4km para quem segue no sentido Rio. Motoristas que estavam retidos mais adiante, próximos ao alagamento do km 113 na Reduc, já conseguiram deixar o trecho saindo pela contramão, com apoio da PRF. Sentido JF, em direção à serra de Petrópolis, fluindo com normalidade”.

A concessionária explicou que o maior desafio foi orientar os usuários que estavam mais próximos do alagamento para fazer o retorno e pudessem pegar a abertura da reversível, pois muitas carretas estavam no caminho, dificultando a manobra. “Todos os recursos operacionais da concessionária estão mobilizados para minimizar a situação, causada pela inundação que não cede no km 113 sentido RJ. As equipes de socorro médico também estão no trecho para assistência aos usuários. Depois da abertura da reversível, o desafio, com apoio da PRF, foi orientar esses veículos retidos mais próximos do alagamento a voltar pela contramão e pegar a reversível. Mas como muitas carretas estão no caminho, dificultando a manobra, maquinário adicional está sendo mobilizado para fazer outra abertura na divisão das pistas e retirar os veículos retidos mais próximos do alagamento”.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.