Bope-RJ completa 46 anos nesta sexta-feira (19), organização já foi tema de filme e tem destaque internacional
Organização é uma das mais importantes do Rio

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), completa nesta sexta-feira (19), 46 anos de existência. A organização é uma força de operações especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), subordinada diretamente ao Comando de Operações Especiais do estado do Rio de Janeiro.
A organização foi criada em 19 de janeiro de 1978, pelo Boletim da Polícia Militar n° 014 da mesma data como Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado pelo capitão PM Paulo César Amendola de Souza, que presenciou a crise, ao então comandante-geral da PMERJ, coronel Mário José Sotero de Menezes.
Com o passar dos anos, o Bope ficou marcado pelos rigorosos critérios físicos e teóricos para ingressar na organização, com o objetivo de aumentar ainda mais a eficácia de suas operações. Conquistou fama nacional após o filme Tropa de Elite, que foi sucesso de bilheteria tanto no Brasil, como também em outros países ao redor do mundo.
O símbolo do Bope acabou ficando marcado pela caveira presente no brasão, tornando impossível o desconhecimento da logo.
COMENTÁRIOS