Publicidade

Hortas nas escolas de Petrópolis ensinam estudantes a cuidar do ambiente e cultivar alimentos

Atividades na rede municipal aproximam conteúdos de sala de aula do contato com a terra e estimulam a cooperação entre estudantes


Hortas nas escolas de Petrópolis ensinam estudantes a cuidar do ambiente e cultivar alimentos Foto: Divulgação

O contato com a terra e as sementes faz parte do aprendizado na Escola Municipal Beatriz Zaleski, na Posse. A horta é usada para ensinar sobre alimentação e cuidado com o ambiente, em atividades que também exercitam a autonomia e a responsabilidade dos estudantes.

O trabalho permite abordar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento a partir de experiências com o cultivo. Além de compreender de onde vêm os alimentos, as crianças desenvolvem a coordenação motora e a percepção sensorial ao manusear os materiais e participar das tarefas.

"Quando o estudante participa do cuidado com uma horta, encontra situações que ajudam a compreender o que estuda em sala. Também aprende que suas ações têm consequências e que precisa dividir responsabilidades com os colegas. Esse aprendizado faz parte da formação que buscamos nas nossas escolas”, afirmou a secretária de Educação, Ana Carolina Kappler.

Na unidade, a proposta reúne educação ambiental e cooperação. O espaço de plantio oferece oportunidades para trabalhar a criatividade e relacionar a produção de alimentos ao uso dos recursos naturais. São conhecimentos que podem orientar escolhas dentro e fora do ambiente escolar.

"A horta exige continuidade. Não basta plantar e encerrar a atividade naquele dia. É preciso cuidar, acompanhar e respeitar o tempo de crescimento. Para as crianças, é uma maneira de aprender que os resultados dependem também desse compromisso”, destacou a diretora Márcia Couto.

Além da Beatriz Zaleski, outras instituições da rede desenvolveram hortas em parceria e a Fiocruz. Participam dessa iniciativa o Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) João Pedro de Souza Rosa e as escolas Almirante Tamandaré e Rubens de Castro, Cirillo Calaon, Monsenhor João de Deus, Antônio José de Lima, Theófilo de Carvalho, Odette Fonseca, Paulo Freire, Municipalizada Sebastião Lacerda, Senador Mário Martins, Municipalizada Moysés Furtado e São Francisco Assis.

O projeto das hortas comunitárias na rede municipal é uma ação das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Comdep.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR