Saiba quem são os pré-candidatos para a prefeitura de Petrópolis até o momento
Alguns nomes já foram oficializados

Em outubro deste ano os petropolitanos vão às urnas para definir o próximo prefeito que governará a Cidade Imperial a partir do dia primeiro de janeiro de 2025. Devido a legislação oficial elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste período do ano apenas podem ser divulgados os pré-candidatos ao cargo máximo do executivo municipal.
Nossa equipe preparou uma lista das pré-candidaturas que foram anunciadas até o momento e que devem pleitear a disputa eleitoral para a Prefeitura de Petrópolis em outubro deste ano.
Bernardo Santoro (NOVO)
Foto: Divulgação
No dia 10 de dezembro de 2023, o Partido Novo lançou Bernardo Santoro como pré-candidato a prefeito de Petrópolis, o anúncio foi feito no plenário da Câmara Municipal de Petrópolis.
Bernardo Santoro tem 41 anos, é advogado e cientista político, mestre e doutorando em Direito pela UERJ. Fundou e foi o primeiro presidente do Instituto Rio Metrópole, autarquia estadual responsável pela concessão do saneamento, que gerou R$ 26 bilhões aos cofres do governo do estadual e mais de R$ 30 bilhões em investimentos. É ex-presidente e atual membro do Conselho do Instituto Liberal e especialista do Instituto Millenium.
Hingo Hammes (PP)
Foto: Divulgação
O vereador Hingo Hammes está se filiando ao Progressistas e foi confirmado como pré-candidato do partido a prefeito de Petrópolis. A informação foi confirmada nesta semana na sede do partido, no Rio, em encontro com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente estadual da sigla, o deputado federal Dr. Luizinho.
Hingo Hammes, que foi prefeito interino de Petrópolis por pouco mais de 11 meses em 2021 agradeceu a confiança do partido e reafirmou seu compromisso com a cidade. "Conheci Dr. Luizinho em 2021, em um momento difícil da cidade, em meio à pandemia. Trabalhamos juntos e conquistamos recursos que até hoje são importantes para a área de saúde. Mantenho, hoje, a mesma disposição para trabalhar. Sei que podemos fazer muito por Petrópolis", frisou.
Leandro Azevedo (Republicanos)
Foto: Divulgação
No dia 10 de dezembro de 2023, um dia após a sua filiação, foi anunciada a pré-candidatura do Professor Leandro Azevedo para a prefeitura da cidade de Petrópolis. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Petrópolis e contou a presença presidente estadual do partido, Waguinho, e de autoridades locais.
Leandro Azevedo comentou sobre sua decisão: "Estou em um novo momento da minha vida política e estar num partido com o qual partilho da visão e valores para a cidade e para o estado é fundamental. Agradeço ao presidente Waguinho pela confiança e por me acolher no Republicanos."
O pré-candidato já atuou como vereador do município e ficou em terceiro lugar para prefeito de Petrópolis nas eleições de 2020.
Leandro Sampaio (Sem Partido)
Foto: Divulgação
O petropolitano Leandro Sampaio, anunciou sua pré-candidatura ao cargo de prefeito da cidade de Petrópolis no dia 2 de fevereiro de 2024. Depois de um período afastado da política, Leandro retorna novamente à disputa, ainda sem partido.
Leandro possui uma trajetória na política, com cinco mandatos no Executivo Municipal, Legislativo Estadual e Federal. Sua família fez história na cidade e na política. Seu pai, Leônidas Sampaio Fernandes foi deputado estadual pelo estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1971 e 1975, e foi homenageado com seu nome no pronto socorro localizado no Alto da Serra.
Rubens Bomtempo (PSB)
Foto: Divulgação
Rubens José França Bomtempo é um médico e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro. É o atual prefeito de Petrópolis, cargo que ocupou em outras três oportunidades. É filho do médico e político Rubens de Castro Bomtempo, que foi prefeito de Petrópolis em 1964, sendo cassado pelo regime militar.
Em 2021, Rubens Bomtempo assumiu a prefeitura de Petrópolis após ter tido sua candidatura Sub Júdice nas eleições de 2020.
Yuri Moura (PSOL)
Foto: Divulgação
Yuri Lucas Carius de Moura Almeida, mais conhecido como Yuri Moura, é um historiador, gestor público e político brasileiro filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi vereador da cidade de Petrópolis e atualmente exerce o cargo de Deputado Estadual.
Nas eleições de 2016, foi candidato a prefeito da cidade pelo Partido dos Trabalhadores (PT), porém não obteve êxito.
COMENTÁRIOS