Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro comemora 459 anos hoje (1º)
Na manhã desta sexta, foi realizada uma missa em comemoração à data

Neste dia 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro, uma das mais bonitas e emblemáticas do país, completa 459 anos de história. A Capital Fluminense é conhecida por ser um dos maiores destinos turísticos internacionais no Brasil e em toda a América Latina, sendo também a cidade brasileira mais conhecida no exterior pelo fato de ser vista como um retrato nacional. O Rio ainda é a segunda maior metrópole do país, possuindo, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) de 2022, 6.211.423 habitantes.
História
Tudo começou em 1º de janeiro de 1502, quando o navegador português Gaspar de Lemos chegou à região ocupada atualmente pela cidade do Rio de Janeiro. O nome do local se deu em razão do navegante achar que havia chegado a um grande rio, batizando, assim, a baía como Rio de Janeiro. Apesar disso, os primeiros habitantes do local foram os franceses, que competiam com os portugueses pelo comércio. Posteriormente, os franceses foram expulsos do Rio, já que os portugueses já haviam estabelecido serrarias no local, e em resposta, os franceses trouxeram colonos para habitar e explorar a localidade, em 1555.
Em resposta a isso, no dia 1º de março de 1565, o militar português Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Devido à posição estratégica da cidade na Baía de Guanabara, desenvolveu-se ali uma zona portuária e comercial (madeira, pesca e cana-de-açúcar). Desta forma, a população também aumentou. Em 1660, a população daquela cidade contava com 6.000 indígenas, 750 portugueses e 100 negros.
A Cidade Maravilhosa já foi até capital do Brasil. À época, contava com 800.000 habitantes, e os problemas sanitários, de emprego, habitacionais e as constantes epidemias de varíola, tuberculose e febre amarela castigavam a metrópole.
O Rio teve seu auge de esplendor entre os anos de 1920 e 1950, quando turistas de todo o mundo viajavam em busca de conhecer sua imagem romântica, seus cassinos e suas belezas naturais.
O Rio de Janeiro, em 1960, deixou de ser capital do país.
Comemoração
Para comemorar a data, iniciando o dia, foi realizado um grande evento em um dos maiores pontos turísticos da cidade. O Cristo Redentor foi palco de uma grande missa, celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
O evento, que ainda contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, também teve como atração um bolo comemorativo, produzido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca.
Confira imagens de alguns pontos turísticos da cidade do Rio



COMENTÁRIOS