Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Filmes do Rio de Janeiro serão exibidos na Colômbia

Produções de audiovisual fazem parte da programação do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias


Filmes do Rio de Janeiro serão exibidos na Colômbia Foto: Divulgação.
Publicidade

O Rio de Janeiro será o grande homenageado na 63º edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), na Colômbia. O evento, que acontece entre 16 e 21 de abril, contará com exibição de filmes, participação de cineastas e mesas de debate com produções do Estado Rio e do Brasil. Evento marcará o lançamento da segunda edição do edital de Internacionalização ‘Hola Rio’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), que será realizado no país vizinho.  


“O Festival de Cartagena é o maior festival de cinema da América Latina e vamos falar das experiências bem-sucedidas na democratização do acesso à arte e também dos laços que unem o Rio de Janeiro e a Colômbia. Temos experiências com as nossas bibliotecas, o modelo de pacificação, que são herdados de lá e queremos que a construção de cinemas populares e mecanismos de financiamento cultural adotados aqui possam ser replicados no mundo. Essa troca de conhecimento nos faz avançar”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros. 


A apresentação do Rio de Janeiro na Colômbia é uma realização da Rede Cine+, projeto patrocinado pela Enel e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e contará ainda com conferências sobre a experiência do Estado na gestão da cultura e na internacionalização das artes.


Entre as ações que serão realizadas pela Rede Cine+ estão rodadas de negócios, com participarão das empresas Rio2C (Cristina Barreto de Faria Pinho), Estúdio GIZ (Aline Mazzarella), Video Filmes (Maria Carlota Bruno / Walter Salles), Bananeira (Vania Catani) e também a exibição de produções nacionais. 


A programação contará com os cineastas do Rio: Vinícius Girnys com "Samuel e a Luz", Emilio Domingos com "Black Rio! Black Power!", Leonardo Martinelli com "Retrospectivas Curtas", Leonardo Edde com "Nosso Sonho" e Renan Barbosa Brandão com "Último Domingo". O município de Paraty terá uma participação especial, com a exibição de um filme que conta a história da cidade e retrata a interiorização da cultura fluminense, que é rica e plural em todos os territórios.


Além do audiovisual, a música brasileira também vai marcar o festival. Representando o samba que invade o cotidiano, lares e criação dos cariocas, a dupla Raoni e Dandara Ventapane, primeiros netos do grande Martinho da Vila, apresenta o show "Canta, Canta, Minha Gente" para os vizinhos latinos. Com muito samba no pé e na garganta, os artistas prometem contagiar o público local.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.