Eleições Municipais: conheça os candidatos à Prefeitura de Petrópolis
Ao votar, o eleitor escolhe o candidato que pode melhor representar seus interesses e valores para o município.

As Eleições Municipais estão chegando e todos os cidadãos terão o dever de escolher seus candidatos para o poder legislativo e executivo. Ao votar, o eleitor escolhe o candidato que pode melhor representar seus interesses e valores para o município.
Em Petrópolis, serão seis candidatos ao cargo de prefeito: Doutor Santoro (NOVO), Eduardo do Blog (Republicanos), Hingo Hammes (PP), Leandro Sampaio (PODEMOS), Rubens Bomtempo (PSB) e Yuri (PSOL).
Doutor Santoro
Doutor Santoro (NOVO) ou Bernardo Santoro, é advogado formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde também concluiu seu mestrado e avança para seu doutorado em direito. Ele é diretor-executivo do Instituto Liberal do Rio de Janeiro, professor de economia política da faculdade de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em teoria e filosofia do direito pela UERJ. Além disso, é membro do Conselho Editorial da revista acadêmica Mise e Especialista em políticas públicas.
Eduardo do Blog
Eduardo do Blog (Republicanos), atualmente vereador de Petrópolis, é jornalista e formado em Gestão Pública. Foi relator da CPI da Covid-19, da Comissão de Transparência e da Comissão de Educação Inclusiva, presidente da Comissão de Turismo durante dois anos e presidente da Comissão de Defesa Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência. Em 2022, foi o candidato a vereador mais votado no município, com 16.777 votos.
Hingo Hammes
O atual vereador Hingo Hammes (PP), ex-Prefeito Interino de Petrópolis e ex-Presidente de Câmara Municipal. O político é formado em Educação Física com especialização em gestão esportiva. Foi presidente da Liga Petropolitana de Desportos (LPD) de 2014 e 2016, e secretário Municipal de Esportes por dois anos, de 2017 a 2019. Ele é o criador do Agita Petrópolis que visa ampliar o acesso da população às atividades físicas orientadas.
Leandro Sampaio
Leandro Sampaio (PODEMOS), ex-vice entre os de 1989 e 1992, ex-Prefeito de Petrópolis entre 1997 e 2000. Sampaio é engenheiro agrônomo formado pela Universidade do Espírito Santo e foi diretor da Agricultura e Abastecimento. Também exerceu mandatos de deputado estadual e deputado federal.
Rubens Bomtempo
Rubens Bomtempo (PSB), atual Prefeito de Petrópolis, está na quarta gestão do município. O político foi diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson Sá Earp, posteriormente vereador pelo PDT. Ele esteve a frente do executivo de 2001 a 2004, de 2005 a 2008, de 2013 a 2016, e está como prefeito desde 2021. Bomtempo é médico, assim como seu pai, o ex-prefeito Rubens de Castro Bomtempo.
Yuri
Yuri (PSOL), eleito deputado estadual com 25.479 votos, é professor de história e educador popular, formado em gestão pública especializado em cidades. Foi candidato a prefeito em 2016, sendo o terceiro mais votado, também se candidatou a deputado estadual em 2018, atingindo 12.623 votos. Antes de ser deputado, o petropolitano foi o vereador mais votado nas eleições municipais de 2020. Por oito anos apresentou programas nas TVs e rádios locais.
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
COMENTÁRIOS