Seja bem vindo
Petrópolis,15/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Em Areal, escola da rede estadual oferece Terapia Assistida por Cães para cuidar da saúde mental dos alunos

Abordagem terapêutica tem contribuído efetivamente para a melhora e o desenvolvimento dos estudantes


Em Areal, escola da rede estadual oferece Terapia Assistida por Cães para cuidar da saúde mental dos alunos Foto: Sandra Barros– Seeduc-RJ
Publicidade

Você já ouviu falar em Terapia Assistida por Cães, mais conhecida como cinoterapia? Trata-se de uma abordagem terapêutica com cachorros que vem transformando a vida de diversas pessoas com transtornos psicológicos em todo o mundo. Para promover o acolhimento de estudantes e funcionários, o Colégio Estadual CB PM Elisângela Bessa Cordeiro, em Areal, no Centro-Sul Fluminense, conta com o cão Krieg, de 2 anos, da raça Schnauzer, de origem alemã, que desenvolve um trabalho afetuoso na escola, ajudando a reduzir significativamente potenciais casos. 

Desde que o cabo Krieg chegou à escola, há dois anos, a rotina nos corredores do colégio mudou, e os alunos passaram a contar com o suporte de um grande amigo de quatro patas. O cão atua como mediador emocional em crises de ansiedade, depressão e comportamentos disruptivos. Um dos estudantes assistidos foi João Guilherme, de 18 anos, que passou por uma crise e encontrou no apoio da escola e do animal uma forma de superar o momento adverso que viveu.

— Quando a gente tem crise de ansiedade, fica muito nervoso. Pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo e não queremos um abraço do nada. Mas o Krieg chegou e foi me acalmando. Eu me senti mais relaxado. Ele me ajudou a passar por esse processo — conta João Guilherme.

A orientadora militar Caliandra Calisto, adida da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e atuante na escola cívico-militar, destaca que a escuta com Krieg é única e os alunos precisam dela.

— É diferente, né? Ele não vai te responder, e você não espera uma resposta dele. O que se espera é o carinho e, na maioria das vezes, é exatamente disso que todo mundo precisa. Isso é muito importante na vida de uma criança que está aprendendo o que são sentimentos — destaca a orientadora.

Para Kauã da Silva, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental II, a troca com o cão possibilitou que ele se tornasse menos agitado e mais paciente.

— Sempre tive dificuldade para me concentrar. Quando comecei a cuidar do Krieg, percebi que precisava ser mais responsável. Ele me ensinou e me ensina todos os dias a ter mais paciência e a entender melhor as minhas emoções. Agora, me sinto mais confiante — afirma Kauã, que cuida do cãozinho, ao lado de mais três estudantes.

De acordo com o 2º sargento PM João Paulo Silva de Souza, se alguém se senta ou se deita na sala de intervenção, o animal entende que a pessoa está precisando de suporte e começa a agir, aproximando-se e interagindo, o que ajuda a acalmar o ambiente. E o trabalho já tem resultados significativos.

— Houve uma redução nas crises de ansiedade e nos episódios de agressividade entre os alunos. Além disso, os estudantes demonstram maior senso de empatia e respeito, o que contribuiu para um ambiente mais harmonioso e acolhedor — salienta o policial militar.

O cachorro também desenvolve um trabalho com alunos neurodivergentes, chamado PROVIDA. O projeto acompanha 31 estudantes com TDAH, dislexia e autismo, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e melhorar o aprendizado desses jovens.

Saiba mais sobre Krieg

Carinhoso, brincalhão e amigo: essas são as principais características de Krieg, um cachorro treinado pelo Verum Canibus, canil especializado localizado em Paraíba do Sul, no Sul Fluminense. Ele foi preparado especialmente para atuar na cinoterapia, com foco no suporte a pessoas em crise de ansiedade.

— A saúde mental dos nossos alunos, professores, servidores e de toda a comunidade escolar da rede é uma preocupação do nosso governo. Por isso, estamos criando diversas ações voltadas para essa vertente. Ver a implementação de iniciativas como essa mostra que estamos no caminho certo — afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.