Seja bem vindo
Petrópolis,18/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Museu do Amanhã recebe seminário sobre a adaptação climática e resiliência urbana diante do aumento de desastres no Brasil

Encontro acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no dia 10, reunindo lideranças de três estados


Museu do Amanhã recebe seminário sobre a adaptação climática e resiliência urbana diante do aumento de desastres no Brasil Foto: Divulgação

O Brasil, historicamente visto como um país de baixo risco para catástrofes naturais, vive uma escalada alarmante de eventos climáticos extremos. De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre 2020 e 2023, o país registrou uma média anual de 4.077 desastres naturais — quase o dobro da média de 2.073 ocorrências por ano entre 2000 e 2019. Além disso, somente em 2024, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) já contabilizou 1.690 eventos extremos, o terceiro maior número desde o início do monitoramento.

Diante desse cenário, especialistas e gestores públicos se reúnem no dia 10 de julho de 2025, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para o seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes”, com o objetivo de discutir soluções práticas e políticas públicas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. O encontro reunirá autoridades de três estados, representantes da Defesa Civil, pesquisadores e urbanistas para debater estratégias de prevenção e resposta a tragédias que se tornaram cada vez mais frequentes em diferentes regiões do país.

A programação do seminário começa às 9h e vai até 17h. Participam do evento autoridades como Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade; Renato Jordão, presidente do INEA; Pedro Capeluppi, Secretário da Reconstrução Gaúcha, Coronel Rinaldo de Araújo Monteiro, Coordenador Adjunto da Defesa Civil de São Paulo, entre outros. A entrada é gratuita.

“A cada ano, as mudanças climáticas estão impondo mais adversidades à vida de milhares de pessoas e o Governo do Rio vem trabalhando para capacitar as comunidades a lidar com os fenômenos provocados, principalmente, pelas fortes chuvas. A cidade de Petrópolis, por exemplo, concentra a maior quantidade de pontos vulneráveis no Rio de Janeiro e a população está sendo capacitada a lidar com a prevenção e como agir nas emergências. No Rio Grande do Sul, vivemos um trauma coletivo que está longe de terminar. Em menos de um ano, o cenário se repetiu”, alerta Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.


Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Ao longo do dia, os participantes acompanharão painéis temáticos que abordam políticas públicas, gestão de riscos, soluções baseadas na natureza e experiências recentes de enfrentamento a desastres em diferentes estados. São eles:

● Políticas públicas em execução no Estado do Rio de Janeiro

 Com Bernardo Rossi, Secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

● O que aprendemos? Ações corretivas e preventivas após desastres

Com Pedro Capeluppi, Secretário de Estado da Reconstrução Gaúcha, Coronel Rinaldo de Araújo Monteiro, Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado de SP.

● Cidades Resilientes e a Gestão de Riscos

Com Antonio Marcos Barreto, Vice-Presidente da ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Anselmo Leal, Presidente da Águas do Rio, Renata Lopes, Subsecretária de Mudanças do Clima e Biodiversidade da SEAS-RJ, além de prefeitos de 3 municípios, entre eles, Rafael Miranda, Prefeito de Cachoeiras de Macacu.

● Gestão de Riscos de Desastres

Com Coronel Kempers, Coordenador do RJ Sustentável da SEAS-RJ, Coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, Secretário da SEDEC/RJ*, Nilton dos Santos Júnior, Superintendente de Defesa Civil de São Fidélis*

● Infraestruturas Verdes e Soluções Naturais para Resiliência

Com Larissa Ferreira da Costa, Assessora Especial de Cidades Resilientes da SEAS-RJ, Professora Mestre Raquel Cruz, Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. 

O seminário é gratuito e voltado a gestores públicos, lideranças da sociedade civil, estudantes e pesquisadores. A organização do evento é do consultor Orlando Thomé. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://focanaestrategia.com/seminario/

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.