Petropolitano concluiu o 17º Transcatarina que teve chegada em Jaraguá do Sul
O evento atraiu para Santa Catarina pessoas de dez estados e 120 cidades de todo o país

Com largada de Fraiburgo (SC), o Transcatarina promoveu o turismo regional e movimentou a economia de dezenas de municípios, que recepcionaram uma caravana formada por quase 1 mil pessoas. Foram quatro dias de aventura off-road, nos quais o petropolitano ajudou a construir o sucesso de mais essa edição do evento
O Transcatarina terminou neste sábado (12), em Jaraguá do Sul – no Vale dos Encantados. A chegada foi na Arena Jaraguá, local onde quase 1 mil participantes comemoram com muita alegria e satisfação, a conclusão da 17ª edição de um dos maiores encontros off-road do Brasil.
O evento atraiu para Santa Catarina pessoas de dez estados e 120 cidades de todo o país. A aventura teve início na última quarta-feira (09), em Fraiburgo – no Vale dos Imigrantes –, com concentração e largada do Hotel Renar (anfitrião do Transcatarina desde a primeira edição). Homens, mulheres e crianças (e famílias inteiras) estiveram divididas nas categorias Expedição, Passeio Radical (01, 02 e 03) e Adventure (01, 02 e 03).
Para proporcionar a melhor experiência turística e fora-de-estrada aos inscritos, a organização – a SC Racing – incluiu mais cidades no roteiro, sendo: Taió, Rio do Sul, Itaiópolis, Rio do Campo, Curitibanos, Otacílio Costa, Rio Negrinho, Indaial, Presidente Getúlio, Doutor Pedrinho e Corupá. “O Transcatarina 2025 foi mais que especial, foi mais que espetacular. Mais uma vez conseguimos nos superar e esse sucesso tem nome: pessoas... E foram muitas! A alegria e a harmonia entre todos os envolvidos foi algo que nos chamou a atenção, um ajudando ao outro, com dicas e palavras de incentivo. O clima do nosso evento estava sensacional, foi um verdadeiro espírito de união... Lindo demais”, reconheceu lisonjeado o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa.
Costa ainda destacou que todos os pilares do Transcatarina mais uma vez foram cumpridos e destacados, como por exemplo, a movimentação da economia local, com o consumo de hotéis, restaurantes, mercados, postos de combustíveis, suvenires etc. “A economia do município gira em torno do Transcatarina durante esses dias. Por isso, em 2025, dividimos a programação entre diversas cidades, para que mais regiões de Santa Catarina fossem beneficiadas”, ressaltou Costa.
Na verdade, o Transcatarina é um círculo virtuoso, pois as pessoas que participam desse encontro vivem experiências únicas, nas quais elas desafiam diversos tipos de obstáculos off-road, sentem a adrenalina e superam seus limites. Além de conhecerem diferentes lugares com belezas naturais que saltam os olhos, reencontram amigos e fazem novas amizades. “O Transcatarina é tudo isso”, reforça Costa.
Petrópolis no Transcatarina
O que falar sobre o que sentiu o petropolitano João Baeta durante os quatro dias de Transcatarina? A bordo de um Suzuki Grand Vitara, ele se aventurou na categoria Expedição e, além de desbravar lugar incríveis de Santa Catarina que somente um veículo 4x4 é capaz de levar, também teve oportunidade de viver experiências emocionantes, tais como: atravessar rios – alguns grandes e largos, passar por atoleiros, vencer subidas escorregadias etc. Foram momentos de aprender e desenvolver melhor as habilidades off-road, apoiar os colegas e, principalmente, fazer novas amizades.
COMENTÁRIOS