COP 28: deputado Yuri participa de conferência da ONU em Dubai sobre a crise climática
O encontro será realizado entre 30 de novembro a 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde o deputado desembarcou na manhã desta quarta

O deputado estadual Yuri, convidado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e por movimentos sociais, participa da COP 28, a conferência sobre mudanças climáticas em nível mundial. O encontro será realizado entre 30 de novembro a 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde o deputado desembarcou na manhã desta quarta.
Yuri vai representar a ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), em uma comitiva do Itamaraty. O foco do deputado será a participação em painéis que abordarão assuntos como redução de riscos em desastres, prevenção às tragédias, sistemas de alarmes, desenvolvimento econômico sustentável, preservação do meio ambiente e cidades resilientes.
Para Yuri, em um momento onde a crise urbana encontra a crise climática, é necessário que se discutam políticas públicas em escala local para problemas globais, considerando os impactos sociais que os eventos extremos causam nas cidades e comunidades:
“Levaremos para COP a dura realidade dos vulneráveis às mudanças climáticas nas cidades do Estado do Rio, abordando os impactos dos eventos extremos e a negligência por falta de políticas públicas que afeta em especial a Região Serrana e a minha cidade de Petrópolis. Estamos em busca de cooperações, diretrizes e pressão por soluções! Por justiça climática, cidades resilientes e sustentáveis.”, disse.
O parlamentar também defende que a partir das discussões sobre desenvolvimento sustentável, o estado do Rio pode inaugurar um novo momento em sua economia verde, o que considera um eixo fundamental para a geração de emprego e renda.
“Recentemente votamos na Assembleia o PED’S, que é o plano estratégico para o desenvolvimento do estado nos próximos anos, com o objetivo de apontar quais são os rumos da economia do estado. Destacamos a economia verde como fundamental para este processo, articularemos isso em Dubai também!”. Observa Yuri.
O foco da COP28 será avaliar e repactuar os compromissos climáticos em ações e progresso tangíveis. A COP reconhece a urgência da crise climática diante dos contínuos desafios ambientais e eventos climáticos extremos em todo o mundo. Eventos recentes, como chuvas e inundações severas, ondas de calor e secas, destacam a necessidade de medidas significativas em direção à mitigação e adaptação climáticas.
O Relatório Síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), apresentado em março (2023), alertou o mundo sobre possíveis tragédias relacionadas ao clima e a imprevisibilidade se nada for feito.
A comitiva do governo brasileiro terá pelo menos 12 ministros de estado, dentre eles a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está em visita ao Oriente Médio e vai participar do evento. A comitiva brasileira será formada ainda por empresários, cientistas, ativistas e políticos.
O encontro reúne 197 países e mais 200 líderes internacionais. O Brasil atua ativamente na COP desde o início e a expectativa é que tenha grande protagonismo em Dubai, o nosso país sediará a COP 30, em 2025, em Belém do Pará!
COMENTÁRIOS