Agosto Lilás: encontro com mulheres fortalece empreendedorismo
A coordenadora e criadora do Grupo Mulheres Resistência de Petrópolis, Maria de Fátima da Silva, ressaltou a importância da parceria com o poder público para o fortalecimento da Feira

Cerca de 100 mulheres empreendedoras, que fazem parte da Feira do Empreendedorismo Feminino, participaram no Centro de Cultura Raul de Leoni, nesta segunda-feira (25/), de um encontro com a secretária de Direitos Públicas para as Mulheres, Rosângela Stumpf; o secretário de Cultura, Adenilson Honorato; a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros e o deputado federal Aureo Ribeiro. A ação integra a programação do Agosto Lilás – Petrópolis por Elas – mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
“A Feira do Empreendedorismo Feminino faz parte do calendário oficial do município. É uma satisfação podermos realizar ações que incentivem o independência financeira da mulher. Sabemos que uma das formas da mulher romper o ciclo de violência é tendo condições de se sustentar e cuidar dos filhos”, disse a secretária de Direitos Públicas para as Mulheres, Rosângela Stumpf.
A coordenadora e criadora do Grupo Mulheres Resistência de Petrópolis, Maria de Fátima da Silva, ressaltou a importância da parceria com o poder público para o fortalecimento da Feira. “Já somos 250 mulheres cadastradas e graças a lei do prefeito Hingo Hammes, que nos ampara, conseguimos mostrar e fortalecer o trabalho das mulheres empreendedoras. Autonomia feminina, sustentabilidade e fomento do trabalho da mulher”, frisou Maria de Fátima.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que também é presidente Nacional do Fórum de Cultura, parabenizou a rede criada pelas mulheres empreendedoras na cidade e falou sobre a abertura de edital de cultura focado para mulheres e o artesanato.
“São mulheres que ousam no caminho do empreendedorismo, que vai apontando a rede de apoio, sustentando uma a outra. Parabéns pela ousadia harmônica de construírem uma rede fortalecida, que harmoniza com o governo. Somos mais fortes quando estamos unidos. Cuidar do outro faz a diferença”, destacou Danielle.
O deputado federal Áureo Ribeiro destacou a importância de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo. “Fortalecer o artesanato em uma cidade, que é turística, é fundamental. Onde tem turismo tem artesanato”, disse o deputado. “É uma honra estar em uma cidade tão importante, onde mulheres empreendedoras, que por meio da garra e determinação, conseguiram o sucesso”.
O secretário de Cultura, Adenilson Honorato, destacou a parceria com a Secretaria da Mulher, em ações que fomentem a cultura e o empoderamento feminino. “O Centro de Cultura é um espaço não apenas de cultura, mas também de fomento de políticas públicas”.
COMENTÁRIOS