Seja bem vindo
Petrópolis,25/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura de Petrópolis avança com as obras de drenagem e contenções no Morro da Oficina

Intervenções na área 3 foram finalizadas este ano e serviços em outros dois lotes estão em andamento


Prefeitura de Petrópolis avança com as obras de drenagem e contenções no Morro da Oficina Foto: Divulgação/ PMP

As obras no Morro da Oficina, no Alto da Serra, que vão garantir mais segurança para a região, estão avançando em 2025. Os trabalhos, realizados pela Prefeitura, contemplam soluções de drenagem de águas pluviais e contenções em diversos pontos. A área 3, que fica na parte mais alta, teve todo serviço finalizado este ano. Já na área 2, são dois lotes de obras, ambos em andamento. 

"O Morro da Oficina é uma das áreas mais emblemáticas da chuva de 2022 e nosso objetivo é que as obras andem o mais rápido possível e possam garantir a vida e a segurança das pessoas. Nós sabemos a importância dessas obras e da prevenção às tragédias, e nós temos o compromisso de realizar esse trabalho. As obras estão em andamento e a população pode contar com o nosso empenho", destaca o prefeito Hingo Hammes. 

Na área 3, foi construída uma estrutura de contenção (grelha de concreto armado) na parte mais alta, onde houve deslizamento e desplacamento de rochas, que provocaram os problemas mais graves no Morro da Oficina. Em paralelo, foram feitas duas descidas d'água, uma em concreto armado, que leva até a segunda descida, feita em gabiões. Essas descidas possuem "degraus" que vão ajudar a água de chuva escoar com menor velocidade em dias de chuvas mais intensas. A água que passa por essas descidas é conduzida até uma nova rede pluvial. 

Na encosta da área 3 foi feito retaludamento, serviço que tem o objetivo de reduzir a inclinação e garantir maior estabilidade do solo. Nesse mesmo local, foram feitas diversas canaletas, para direcionar a água de chuva para a nova descida. Por fim, foi feita colocação de uma biomanta com hidrossemeadura. Essa biomanta é uma tela feita de material vegetal, que retém água; já a hidrossemeadura é o plantio de sementes, que vão germinar graças à água retida pela biomanta. Essas duas soluções atuam em conjunto e vão permitir nascer no local uma vegetação que vai contribuir no controle do processo de erosão do solo e ajudar na estabilização dos taludes. Todo esse conjunto de intervenções já foi finalizado este ano. 

Neste momento, está avançando a construção de mais um muro de gabião a jusante dessa área, que será seguido de limpeza e terraplanagem do local. Também estão em andamento as obras de dois lotes na área 2. No lote 1, estão sendo construídas duas barreiras inelásticas, que são estruturas de contenção compostas por gabiões do tipo caixa e aterro compactado, com seção piramidal. Essas estruturas serão conectadas ao último muro de gabião entre as áreas 2 e 3 - somando tudo, serão mais de 250 metros de extensão de contenções. 

Além disso, ainda no lote 1 da área 2, novas redes para captação de águas pluviais estão sendo executadas, as quais serão conectadas à rede principal que passa pelo Morro da Oficina. 

Já no lote 2, estão em execução a implantação de uma nova rede pluvial em uma servidão com acesso pela Rua Frei Leão - essa rede será conectada à rede que já foi concluída na Frei Leão. Essa etapa contempla a colocação de novas manilhas e caixas de ralo. A Rua Frei Leão também terá construção de meio-fio e pavimentação em um trecho dela. 

"São várias obras no Morro da Oficina, um conjunto de soluções tanto em drenagem quanto para contenção de encostas. É um trabalho volumoso, mas nosso esforço é para garantir que o petropolitano terá segurança", disse o secretário de Obras, Maurício Veiga.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.