Parceria entre Prefeitura e Unifase/FMP garante novos equipamentos para atendimento odontológico no Hospital Alcides Carneiro
Investimento feito pela faculdade vai permitir a ampliação do serviço, que é modelo no país

A Prefeitura e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP) deram, juntos, um passo importante para a ampliação do serviço de odontologia no Hospital Alcides Carneiro (HAC). O HAC, que é certificado como hospital de ensino pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Ministério da Educação (MEC), agora terá um consultório odontológico móvel, com Raio-X portátil digital, ultrassom, fotopolimerizador e instrumentais necessários ao atendimento de pacientes internados. A iniciativa é do curso de Odontologia da Unifase, que atua desde 2019 com odontologia hospitalar e fez, apenas em 2024, 757 atendimentos e mais de mil procedimentos dentro do hospital.
"Este investimento representa um grande avanço para o hospital e impacta diretamente na qualidade do atendimento e no cuidado com o paciente. É um trabalho que já era realizado na UTI e que, agora, com os novos equipamentos, será levado também às enfermarias. A iniciativa fortalece a atuação multiprofissional no cuidado dos pacientes e reforça a importância da parceria que temos com a Unifase e com a Faculdade de Medicina de Petrópolis”, explicou o prefeito Hingo Hammes.
Reitora da Unifase/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembrou que a parceria com o HAC é antiga, iniciada ainda na década de 70. “O SUS justifica a forma como ensinamos até hoje. Queremos formar profissionais que olhem a saúde integral do paciente, que sejam capazes de ter uma escuta e olhar mais atentos”, frisou, lembrando que o projeto de odontologia hospitalar é pioneiro não só em Petrópolis, mas também no Estado do Rio Janeiro. “É raro encontrar no país um trabalho como o que é desenvolvido aqui. No HAC, as equipes de hospitais contam com essa contribuição do profissional dentista para o atendimento não só das questões odontológicas, mas de todas as afecções bucais que podem comprometer o paciente".
“Agora, ainda mais pacientes passarão a receber um atendimento odontológico mais completo e humanizado, diretamente no leito, sem precisar se deslocar. Esse cuidado integrado melhora a qualidade de vida, promove a prevenção e garante conforto durante toda a internação”, disse o secretário de Saúde, Luis Cruzick.
Coordenadora do curso de Odontologia, a professora Isabel Valente lembrou que o atendimento odontológico de internados reflete positivamente na qualidade de vida do paciente e também no tempo de internação. “O atendimento reduz riscos e melhora a saúde do paciente, de uma forma geral. Quando ficam hospitalizados por mais tempo, eles tendem a priorizar as suas demandas consideradas mais urgentes e negligenciar um pouco a saúde bucal, o que pode prolongar o período de internação”, explicou.
Pesquisadora colaboradora da Unifase e professora da Uerj, a professora Vera Soviero, que foi coordenadora do curso de Odontologia da Unifase/FMP e desenvolveu o projeto de odontologia hospitalar no HAC, ressaltou a importância deste novo momento, com um investimento que somou aproximadamente R$ 100 mil em novos equipamentos. “É um avanço importante na missão de consolidar a presença da odontologia dentro do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, promovendo cada vez mais a participação da odontologia no cuidado integral do paciente, não só na UTI, onde nós já começamos há alguns anos, mas também nas enfermarias. Vamos, agora, dar mais um passo com o atendimento na enfermaria de pediatria", completou.
Também estiveram presentes o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro José Martins de Oliveira Veiga; o pró-reitor Administrativo da Unifase/FMP, Afonso Chaves, a diretora do Hospital Alcides Carneiro, Ronye Faraco; e o diretor técnico do HAC, que também é professor da Unifase/FMP, Luis Arnaldo Magdalena Pereira.
COMENTÁRIOS