Operação Torniquete: Polícia Civil prende proprietários de oficina usada como ponto de desmanche na Zona Oeste
Os homens foram detidos em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio

Em mais uma ação da “Operação Torniquete”, policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (28), dois proprietários de uma oficina que funcionava como ponto de receptação de veículos furtados e adulterados. Os homens foram detidos em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio.
Durante ação em estabelecimentos de reciclagem na região, o estabelecimento de fachada, localizado próximo a ferros-velhos, já era alvo de investigações como pontos de escoamento de materiais ilícitos. No local, foi encontrado uma motocicleta adulterada, furtada anteriormente em Duque de Caxias.
Os homens não apresentaram documentação que comprovasse a origem lícita do veículo. Além da moto, as investigações revelaram que a oficina de fachada era utilizada para receptar todo tipo de material ilícito, como cabos e metais furtados de concessionárias de serviços públicos. Os homens, que já possuíam passagens anteriores pelos crimes, foram presos em flagrante por receptação e adulteração de veículos automotores.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 610 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em mais de R$ 40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$ 70 milhões em bloqueio de bens e valores.
COMENTÁRIOS