Seja bem vindo
Petrópolis,04/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Relembre a carreira de Gil Brother, o Away de Petrópolis

O humorista faleceu nesta segunda, após enfrentar uma batalha contra doenças


Relembre a carreira de Gil Brother, o Away de Petrópolis Reprodução/Instagram

Gil Brother Away, uma das personalidades mais marcantes do humor brasileiro, nos deixou aos 66 anos após enfrentar uma árdua batalha contra doenças. Jaime Gil da Costa, seu nome de registro, faleceu na cidade do Rio de Janeiro, deixando um legado de humor peculiar e frases icônicas que conquistaram o público durante sua participação no grupo Hermes e Renato, da MTV Brasil, nos anos 2000.

O humorista enfrentava complicações decorrentes de um quadro de câncer na próstata e bexiga, desencadeado por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que ocorreu há seis meses. Seu velório está programado para ocorrer amanhã (05) em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A triste notícia foi compartilhada por William Passos, sobrinho de Gil Brother Away, através de seu perfil no Instagram. Passos expressou seu pesar ao afirmar: "A notícia não é boa. O nosso querido Away veio a falecer. Faleceu ontem, às 22h, mas conseguiram falar com a gente hoje cedo. Eu vim pra cá no hospital fazer todo o trâmite. Nosso Away foi morar com o Papai do céu".

Away e seu sobrinho Willian, no hospital. Foto: Reprodução/Instagram

O AVC que marcou o início desse período difícil aconteceu seis meses atrás, quando William foi alertado por vizinhos em Petrópolis sobre o comportamento desorientado de seu tio. Ao chegar à residência, encontrou Gil Brother caído no chão. Após uma fase de internação, o humorista passou a residir na casa de seu sobrinho, em Magé, para receber auxílio nas atividades diárias. Contudo, cerca de 20 dias depois, teve que retornar ao hospital devido ao diagnóstico de uma grave pneumonia.

Carreira

Gil Brother, antes de sua ascensão na comédia, teve uma jornada peculiar. Em 1985, trabalhava como lavador de carros e flanelinha na famosa Rua Irmãos D'Angelo, no centro de Petrópolis. Ao ganhar a confiança de seus clientes, juntou o dinheiro necessário para adquirir um rádio, essencial para dar início aos seus próprios shows de dança pelas ruas. Com sua famosa performance ao som do funk de artistas como James Brown e Little Richard, realizava apresentações em locais comerciais e frequentemente em rodoviárias, onde costumava pedir gorjetas ao público ao final de suas performances.

Apesar de sua honestidade, Gil Brother enfrentou hostilidades da polícia, sendo preso e sofrendo agressões por parte das autoridades, que afetaram sua visão, levando ao deslocamento de retina no olho esquerdo. Como resultado, perdeu completamente a visão desse olho e possui apenas 40% da visão no olho direito.

Sua habilidade como dançarino fez com que fosse uma presença constante nos famosos "bailes da pesada", eventos que celebravam o funk e a soul music americanas, reunindo pessoas de diferentes estratos sociais. Seu talento nos palcos o transformou em um convidado frequente, destacando-se como um excelente dançarino durante o auge desses bailes, que ocorreram principalmente entre as décadas de 70 e 80.

Away dançando em um vídeo divulgado em suas redes sociais. Foto: Reprodução

O apelido "Away" foi dado a Jaime Gil por um cliente nas ruas que gritou "Aí Brother Away!", e esse termo rapidamente se popularizou e foi adotado por Gil Brother como seu nome artístico.

Hermes & Renato

Gil Brother, inicialmente um conhecido flanelinha, foi descoberto pelos líderes do grupo Hermes & Renato em sua cidade natal, Petrópolis, em 2002, quando estava lavando carros. Convidado para uma chamada para a MTV Brasil em troca de comida, sua participação foi um sucesso, resultando em um convite para um episódio do grupo. Com o êxito evidente, foi contratado e levado para trabalhar em São Paulo, onde participou de vários quadros, incluindo seus próprios, como o Drops Away Nilzer e a Cozinha do Away.

No entanto, no final de 2008, deixou o programa após desentendimentos com os membros do grupo, citando falta de pagamento adequado e um incidente específico como motivos para sua saída. O grupo contestou suas alegações por meio de um vídeo-resposta, mas as circunstâncias exatas do seu desligamento permanecem desconhecidas até hoje. Gil Brother tomou medidas legais contra o grupo e, traumatizado com a experiência, mencionou ter vivido uma "vida em preto e branco" desde então em sua cidade natal, recebendo apoio dos fãs pela internet, que clamavam por seu retorno. Apesar do interesse de algumas emissoras de TV em negociar, o humorista recusou, temendo perder sua identidade devido à censura nesses veículos de mídia.

Away e integrantes do 'Hermes e Renato'. Foto: Reprodução/Trip

Canal Gil Brother Away

Em 2011, Mateus Tavares da Jigsaw Produções propôs a criação do Canal Away para reintroduzir Gil Brother na mídia, oferecendo liberdade criativa. No entanto, o projeto foi cancelado em 2013 pela produtora, alegando falta de comprometimento do artista, que discordou, acusando o proprietário de falta de honestidade. O impasse final foi a recusa de Gil em realizar shows em São Paulo devido a incertezas sobre os valores acordados.

Após o fim do Canal Away, houve uma tentativa de reconciliação em 2013, mas novos problemas levaram à dissolução definitiva da parceria em 2014 entre Gil Brother e a produtora Jigsaw. Gil Brother também participou do programa Mundo Canibal TV no canal Multishow.

Em 2015, Gil relançou seu canal com o nome Gil Brother Away, produzindo vlogs e críticas. Desde então, fez aparições em diversos programas humorísticos, como Pânico na Band e The Noite com Danilo Gentili, e pode ser encontrado em seu site, redes sociais e no YouTube.

Away em um de seus vídeos do 'Canal do Away'. Foto: Reprodução

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.