Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos

A notícia foi confirmada pela família do artista. Ziraldo morreu enquanto dormia, em seu apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos Foto: Divulgação
Publicidade

No sábado (6), o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens icônicos como "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", faleceu aos 91 anos. A notícia foi confirmada pela família do artista. Ziraldo morreu enquanto dormia, em seu apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.

Além de desenhista e escritor, Ziraldo era chargista, caricaturista e jornalista. Nos anos 1960, foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim", importante veículo de resistência à ditadura militar no Brasil.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou sua infância. O mais velho de sete irmãos, seu nome foi uma combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo. Desde a infância, Ziraldo era um leitor assíduo e teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos, em 1939, no jornal "A Folha de Minas".

Sua carreira teve início nos anos 1950, na revista "Era uma vez...". Em 1954, começou a fazer uma página de humor no mesmo jornal em que havia estreado. Em 1957, formou-se em Direito em Belo Horizonte e entrou para as revistas "A Cigarra" e "O Cruzeiro". No mesmo ano, casou-se com Vilma Gontijo, com quem teve três filhos.

Nos anos seguintes, trabalhou também no "Jornal do Brasil", onde publicou charges políticas e cartuns. Nessa época, criou personagens como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Na década de 1960, realizou o sonho de se tornar autor de histórias em quadrinhos com a "Turma do Pererê", uma revista sobre o universo folclórico brasileiro. A revista deixou de ser publicada em 1964, com o início da ditadura militar. Em 1969, fundou "O Pasquim".

Em 1979, passou a dedicar-se à literatura infantil. Seu maior sucesso, "O Menino Maluquinho", foi lançado em 1980 e é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.

A morte de Ziraldo representa uma perda irreparável para a cultura brasileira, deixando um legado de criatividade, humor e crítica social em suas obras que continuarão a inspirar gerações.

O Governo do Estado do RJ emitiu nota de pesar: 

"A perda do cartunista e escritor Ziraldo significa para todos os brasileiros a saudade do talento, da irreverência e da criatividade do "pai" de personagens tão emblemáticos para o imaginário popular, como o "Menino Maluquinho" e a "Turma do Pererê". Ziraldo sempre será referência dos quadrinhos e também da sátira política, que marcou a história do país.

A contribuição de Ziraldo para a cultura brasileira é imensa e vai permanecer encantando leitores ao longo do tempo, assim como estimulou em muitos meninos e meninas de várias gerações o gosto pela leitura. Minhas condolências à família e aos amigos".

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.