Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto de lei pode proibir cobrança de taxa para emissão de diploma

Segundo o texto, a cobrança de taxa será permitida apenas no caso de apresentação decorativa do diploma


Projeto de lei pode proibir cobrança de taxa para emissão de diploma Foto: Divulgação / Agência Senado
Publicidade

Um projeto de lei em análise no Senado pode proibir estabelecimentos de ensino de cobrarem taxa para a confecção, registro ou expedição de diploma. O PL 740/2024, de autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), aguarda a escolha de um relator na Comissão de Educação (CE).

Segundo o texto, a cobrança de taxa será permitida apenas no caso de apresentação decorativa do diploma, com utilização de papel ou tratamento gráfico especial, a pedido do aluno. O projeto garante que o aluno que estiver concluindo o curso sempre terá direito à opção pelo documento gratuito.

Em caso de descumprimento da regra, os estabelecimentos poderão sofrer sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078/1990), como multa, suspensão temporária de atividade, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade, interdição e intervenção administrativa.

O senador Carlos Viana ressaltou que a suspensão da cobrança pela expedição do diploma já é prevista em portaria do Ministério da Educação, mas muitas instituições não cumprem essa regra, principalmente em cursos de pós-graduação. Ele também mencionou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a cobrança.

“Há julgados que consideram esta uma prática abusiva, à luz do art. 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Porém, as instituições de ensino, mesmo com o entendimento da jurisprudência, cobram pela emissão dos diplomas alegando previsão em cláusula contratual e não vedação da lei”, explicou Viana. A aprovação do projeto pode acabar com esse tipo de constrangimento.

A proposta ainda precisa passar por votação na Comissão de Educação antes de seguir para análise em outras instâncias do Senado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.