Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Socorristas concluem recapacitação de curso de Motopilotagem do SAMU em Petrópolis

O objetivo do treinamento é oferecer serviços às pessoas em áreas de difícil acesso de forma mais ágil e prática


Socorristas concluem recapacitação de curso de Motopilotagem do SAMU em Petrópolis Foto: Divulgação / PMP
Publicidade

Na última sexta-feira (12), 12 socorristas concluíram a primeira etapa do Curso de Formação e Reciclagem de Motopilotagem para Motociclistas Socorristas do SAMU da Região Serrana do Rio. A formação foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central de Regulação de Urgência do SAMU (CRU). O objetivo do treinamento é oferecer serviços às pessoas em áreas de difícil acesso de forma mais ágil e prática.

“Estamos comprometidos em fortalecer as ações de impacto imediato em situação de crise. Esse curso é mais um grande passo visando o enfrentamento a desafios imprevistos podendo oferecer um serviço rápido e qualificado a áreas de difícil acesso”, explica o Prefeito Rubens Bomtempo.  

Durante essa primeira etapa, os estudantes foram treinados com técnicas de suporte básico e avançado de vida e motopilotagem urbana. Na próxima e última etapa, os alunos terão treinamento focado na motopilotagem em Off-Road. 

“Nas situações de crise, os socorristas estão preparados para alcançar qualquer área graças a esse treinamento. Durante a segunda etapa, eles ainda poderão aprender técnicas para atravessar áreas de terra que necessitarão habilidades off-road” explicou o coordenador do SAMU, Cláudio Morgado. 

Morgado ainda explica que essa capacitação aumenta a oferta de socorristas preparados no município em situações de necessidade “Quando recebemos uma quantidade maior de veículos, ou em situações de crise, temos um pessoal preparado para oferecer a população o melhor atendimento.”, finaliza o Coordenador. 

Joelson Silva, coordenador do curso, enfatiza sobre a importância do treinamento para o Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgência (GMAU) “Sem o curso não seria possível a criação e implantação do serviço de motolâncias no município. O serviço visa maior versatilidade e agilidade para os mais diversos atendimentos seja em áreas de risco ou de difícil acesso”.

Na última sexta, durante a cerimônia de finalização do curso os socorristas também receberam a visita do professor Jorge Henrique Guerrero, especialista em Motopilotagem para serviços de emergência e atendimento e responsável pelo treinamento das motos da Polícia Militar e Guarda Civil no Rio de Janeiro. “O professor Guerrero é um aliado do SAMU SERRANA-RJ. Ter contato com um profissional dessa categoria irá gerar frutos que nossa sociedade aproveitará quando o GMAU for recorrido.” explica Joelson.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.