Sandra de Angelis
Ativistas de qualquer coisa …oh gente chata
Ativistas chatos Não sei que tipo de software é instalado em algumas pessoas que se dizem "engajadas" na política. Aqui vale para qualquer banda, à direita ou à esquerda. O ponto comum é a chatice sem conta. Vale também para fanáticos religiosos, tá?
Eles, de longe, parecem normais, mas quando veem um palco, uma plateia, uma audiência, são possuídos por questionamentos cheios de palavras de ordem, chavões conceituais e bravatas ideológicas. Quando você para de lhes dar audiência, eles não desistem e ficam provocando seus interlocutores para, deliberadamente, tirar-lhes da razão e depois dizer: "Tá vendo como você é? Isso não é democrático, isso é porque você é xyz ista!" (sem indicar algum movimento ideológico ou político).
A gente só quer parar de ouvir bobagem, mas se a gente sai da cena, o chato ou chata perde a plateia, não é? Então ele faz de tudo pra te reter. Não caia na deles!
Eu estava em um grupo de discussão, cujo assunto era um questionamento junto a autoridades municipais, pedindo isonomia para uma determinada condição que seria um direito cidadão. Sugeri ao organizador que mantivesse o grupo de whatsapp bloqueado para interações. O sujeito, que é um homem educado, colocou que haveria a premência de interações, porque o propósito que está sendo pleiteado é coletivo etc, e abriu o grupo. Ok, claro, mas me preparei para o pior.
Não deu outra. Um dos aderentes ao grupo começou a problematizar o propósito daquele grupo, evidentemente colocando viés político onde não haveria, tumultuando o espaço de debate meramente para enredar a prosa em torno do próprio umbigo. Detalhe que as regras do grupo previram tal situação e pediram moderação… Pra quê, meu Deus?
Daí ele dizia: "Você pode me tirar do grupo, mas eu não vou sair por conta própria". O cavalheiro, dono do grupo, ainda pediu que ele fosse discutir as questões levantadas no privado, mas ele queria o show. Claro que foi banido e suas interações, apagadas. Provavelmente saiu dizendo que foi censurado. Traste!
Melhor teria sido pedir para os malas do grupo subissem no palanque político ou o púlpito instantâneo que eles carregam embaixo do braço. Quanto mais à esquerda é a ideologia do "mala", mais enfático e sem freio ele é. Quanto mais "pentecostal" for o "irmão", maior é a ênfase de suas falas! Você sempre será o errado e ele, o certo, como um ser ascencionado!
Como tudo que é ruim pode piorar, isso não exclui os "malas" da direita, um fenômeno recente, após os últimos episódios da política nacional. Essa deformidade muda de lado na mesma moeda e proporção e haja paciência.
O país está nesse atraso porque justamente quando a tal da sociedade civil tenta agir com algum protagonismo, vêm esses malas e estragam o fluxo das negociações. Esses fundamentalistas ideológicos são corresponsáveis pelo lixo de país que temos visto ser construído. Tanto quanto os mantenedores de feudos e nichos de controle, essa horda de ignorantes não têm raciocínio, se não for na polaridade e se não for do jeito deles.
São pessoas que não têm capacidade de abrir mão de suas perspectivas. Sua cognição está limitada a palavras de comando, os chamados "apitos de cachorro" e suas mentes são ficheiros cheios de respostas prontas, que respondem a algoritmos pré estabelecidos.
- Se você defender os direitos das mulheres, você é "feminista" e de esquerda;
- Se você for feminista, não é cristão;
- Se você pleitear direitos que estão na Constituição ou em leis locais, você é esquerdista;
- Se você defender as instituições ou a polícia, você é direitista…
O que fazer com essa laia de papagaios a serviço das trevas?




COMENTÁRIOS