Aluna do Noroeste Fluminense alcança maior nota na redação no primeiro simulado do Enem-RJ
Larissa Vinhosa Pinto, do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa, de Santo Antônio de Pádua, fez 960 pontos

O primeiro simulado do projeto Enem-RJ trouxe um desempenho surpreendente dos alunos da rede estadual de ensino, com destaque para a aluna Larissa Vinhosa Pinto, do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa, de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, que alcançou a maior nota da redação do estado: 960 pontos. Ao todo, 95 mil estudantes participaram da prova. A plataforma Enem-RJ é uma importante ferramenta que auxilia na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.
– Foi uma felicidade enorme ver que minha dedicação aos estudos está sendo recompensada! E também de gratidão aos professores, que acreditam nos alunos e exercem seu trabalho da melhor forma para ver o nosso sucesso – comemorou a jovem estudante, de 17 anos.
A ideia da plataforma é desenvolver ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital, aliando o que há de mais moderno em termos de tecnologia a metodologias consagradas de ensino. O projeto utiliza os mais avançados recursos pedagógicos do país, oferecendo soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhora nos indicadores de aprendizado na rede estadual de ensino.
– O Enem-RJ é muito especial. Vamos desenvolver o aprendizado e o conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos realizando esta avaliação para que nossos estudantes sejam bem-sucedidos nesta avaliação e nos demais desafios acadêmicos – enalteceu a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Mais de 95 mil textos foram analisados neste simulado, corrigidos por inteligência artificial, avaliando todos os requisitos cobrados no exame real e tornando esta etapa bem parecida com o que os estudantes terão pela frente, no dia da prova nacional. Para Larissa, o segredo do seu bom desempenho – e de uma boa redação – é muito estudo e estar ligado nos acontecimentos atuais.
– A minha maior dica é o treino, refazer e corrigir são etapas essenciais no processo. A redação é muito importante para qualquer prova, principalmente no Enem. Então, treinando e corrigindo você não comete mais os erros do início e, assim, atinge um ótimo resultado – explicou Larissa.
Alunos mais preparados
O Enem-RJ, gratuito e inédito no estado, é uma ferramenta destinada aos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizando videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial, baseados nas dificuldades de cada estudante.
– Um bom planejamento pedagógico nos coloca sempre diante de desafios. Estamos muito felizes de estar iniciando este processo, que, com certeza, dará aos nossos estudantes a oportunidade de competir de forma mais igualitária com melhores chances de ter acesso à universidade – destacou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.
Com os resultados deste simulado, serão identificadas as áreas em que cada um dos estudantes tem mais dificuldades e onde poderá ser focado seu estudo. Professores também se beneficiarão, com acesso rápido a conteúdos que atendem às necessidades específicas de suas turmas, o que facilita a preparação de aulas e garante a qualidade do ensino.
– A plataforma auxilia muito no desenvolvimento dos alunos com a redação. Ela possui uma estrutura de correção muito parecida com a do Enem, e isso facilita muito para que nós tenhamos um bom desempenho na prova – concluiu a estudante, já animada para os próximos desafios.
COMENTÁRIOS