Vídeo: Tubarão é avistado no mar da Barra da Tijuca
O caso aconteceu no último domingo (18), quando surfistas estavam na água, na altura do Posto 5, e viram uma barbatana no mar

Um tubarão foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. O caso aconteceu no último domingo (18), quando surfistas estavam na água, na altura do Posto 5, e viram uma barbatana no mar. Por precaução, os surfistas que fazem parte de uma escola de surfe retornaram à areia.
Em entrevista ao portal G1, o professor da turma Juan Duarte, estava na areia quando o animal surgiu e fez as imagens.
“À primeira vista, eu não entendi muito, só vi meus alunos saindo bem rápido. E assim que um deles chegou a mim, ele falou: ‘Tubarão! Tubarão!’. Aí eu já me levantei da cadeira bem rápido e já fui atrás para filmar”, comentou. O professor também mencionou que a presença de tubarão na Barra da Tijuca é algo raro.
Na entrevista o Pai de Juan, Pablo, também professor, orientou a turma a voltar à areia. “A gente viu pela barbatana que ele era bem grande, uns 2,5 metros de comprimento”, disse.
O Corpo de Bombeiros informou que finca bandeiras roxas nas faixas de areia quando há presença de animais marinhos, como tubarões.
Nesse caso:
• Evite nadar em áreas isoladas e procure ficar sempre em grupo na água;
• Evite usar objetos brilhantes, como joias, que podem refletir luz e atrair animais marinhos em geral;
• Evite entrar na água durante o amanhecer ou entardecer, quando muitos tubarões estão mais ativos e se alimentando;
• Evite nadar próximo a cardumes ou áreas com muita pesca;
• Evite roupas de cores muito vivas — os tubarões percebem bem o contraste.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também reforçou que são raros os registros de acidentes.
“É recomendado que não se estimule a interação com o animal, nem a pesca, já que várias das espécies brasileiras são consideradas ameaçadas de extinção”, informou.
COMENTÁRIOS