PM prende 13 homens e apreende cinco fuzis em operações na Zona Norte do Rio
Ações de combate a organizações criminosas acontecem nas comunidades da Serrinha, Primavera e Pedreira

Em três operações simultâneas realizadas na Zona Norte da capital, policiais militares efetuaram 13 prisões e apreenderam cinco fuzis, duas pistolas e uma granada. As operações, que continuam em andamento, foram deflagradas nas primeiras horas desta segunda-feira (14) em comunidades sob influência das principais facções criminosas que atuam no estado.
Com base em informações da área de inteligência da corporação, policiais militares de unidades operacionais de área e do Comando de Operações Especiais (COE) foram mobilizados para atuar nas comunidades da Serrinha, em Madureira; Primavera, em Cavalcante; e Pedreira, em Costa Barros.
— Nossas forças de segurança continuam no trabalho de combater a atuação dessas facções criminosas, que usam fuzis para atingir os policiais e a população em geral. Estamos fazendo a nossa parte; é necessário que o governo federal faça a dele, impedindo que essas armas de guerra continuem entrando no nosso estado - disse o governador Cláudio Castro.
Três operações simultâneas
No Morro da Serrinha, a operação é conduzida pelo COE, com emprego de efetivos do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Durante o avanço das equipes do BOPE na localidade conhecida como São José da Pedra, os policiais militares foram alvo de disparos efetuados por criminosos fortemente armados. Houve confronto, e, após o cessar dos tiros, um dos responsáveis pelo ataque foi encontrado ferido. Com ele, foram apreendidos uma pistola, carregadores e munições. O suspeito foi socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiu aos ferimentos.
Simultaneamente, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ocuparam a comunidade da Primavera, em Cavalcante, com o objetivo de conter movimentações de integrantes da organização criminosa por áreas de mata que fazem divisa com a Serrinha. Ainda nos acessos à comunidade da Serrinha, policiais do BPChq prenderam outros quatro suspeitos.
No Complexo da Pedreira, em Costa Barros, equipes do 41° BPM (Irajá) atuaram nas imediações da Avenida Pastor Martin Luther King Jr. e da Estrada de Botafogo. Durante a operação, os militares se depararam com criminosos em deslocamento, o que resultou em novo confronto. Após estabilização da área, nove suspeitos foram detidos e houve a apreensão de cinco fuzis, uma pistola e uma granada.
— Essas operações representam um esforço estratégico e diário da Polícia Militar para enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população. Neste ano, somente os policiais militares já apreenderam mais de 360 fuzis, utilizados por criminosos para dominar territórios e aterrorizar a sociedade — afirmou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O comando da Polícia Militar ressalta a importância da colaboração da sociedade. Informações podem ser repassadas de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia, pelo número (21) 2253-1177. Em casos de emergência, a Central 190 está disponível. Os registros em delegacias são essenciais para o avanço das investigações e o fortalecimento do combate à criminalidade.
COMENTÁRIOS