Sipat: funcionários da Comdep participam de palestra sobre assédio moral e sexual
Proposta foi orientar os colaboradores sobre formas de prevenção, canais de denúncia e atitudes que ajudam a construir um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso

Funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) participaram nesta semana de uma palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A ação faz parte da programação da Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
O delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia (DP), Nei Loureiro; a mediadora da Secretaria dos Direitos e Políticas das Mulheres, Ana Paula Constâncio; e a assistente social da 106ª DP, Raquel Dideco participaram da palestra. A proposta foi orientar os colaboradores sobre formas de prevenção, canais de denúncia e atitudes que ajudam a construir um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.
“Ver os colaboradores envolvidos, fazendo perguntas, relatando experiências e buscando orientação mostra que estamos no caminho certo. Essa troca é fundamental para que o ambiente de trabalho evolua”, disse a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
O delegado Nei Loureiro esclareceu aspectos legais sobre assédio, abordou casos reais e reforçou a importância da denúncia. “A informação é o primeiro passo para quebrar o ciclo do silêncio. É papel da polícia acolher e agir com responsabilidade diante de qualquer situação de abuso ou constrangimento”, afirmou.
Além da palestra sobre assédio, a Sipat incluiu atividades voltadas à saúde física e mental dos colaboradores, com rodas de conversa, dinâmicas e orientações preventivas.
COMENTÁRIOS