Seja bem vindo
Petrópolis,23/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Empreendimentos femininos representam quase metade das empresas abertas no Estado do Rio

Mais de 22.500 empresas foram abertas por mulheres nos sete primeiros meses do ano, um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2024


Empreendimentos femininos representam quase metade das empresas abertas no Estado do Rio Foto: Ilustrativa/Christina Morillo/Pexels

O Rio de Janeiro vive um avanço expressivo no empreendedorismo feminino. De janeiro a julho deste ano, 22.893 novas empresas foram abertas por mulheres no Rio de Janeiro. Número que, além de significar um crescimento de 12,8% na comparação com o mesmo período no ano passado, quando foram registrados 20.292 negócios femininos, representa 45,3% do total de empresas abertas no período (50.521). Os dados são da Junta Comercial do Estado (Jucerja).

– A evolução do empreendedorismo feminino reflete a determinação e a capacidade de inovação dessas empreendedoras. É um movimento que fortalece o desenvolvimento econômico e social do estado, ampliando a geração de emprego e renda para a população, e conta com nosso total apoio. Trabalhamos continuamente no sentido de criar condições para que cada vez mais mulheres possam transformar seus sonhos em realidade – afirma o governador Cláudio Castro.

Transformar um sonho em realidade foi o que fez Chaienne da Silva Ajala, 36 anos, formada em Administração: com o incentivo do marido, abriu este ano sua segunda empresa, uma distribuidora de material de limpeza descartável, no bairro de Jardim América.

– Eu sempre quis ter uma empresa assim. Agora consegui. O processo foi bem rápido e fácil na Junta Comercial. Tudo feito pela internet. Já estive do outro lado do balcão, no passado, e hoje, com a outra empresa, de distribuição de baterias automotivas, tenho 10 funcionários. São 10 famílias e uma responsabilidade muito grande que assumi, mas está dando certo – conta a empreendedora.

De acordo com a Jucerja, de janeiro a julho, os municípios que tiveram maior número de empresas abertas por mulheres foram o Rio de Janeiro, com 11.753 novos negócios; Niterói, com 1.800; Duque de Caxias, com 764; São Gonçalo, com 622; e Nova Iguaçu, com 593 novas empresas lideradas por empreendedoras femininas.

– O resultado é uma demonstração do sucesso das políticas públicas e iniciativas que o Governo do Estado tem implementado em prol do empreendedorismo feminino. São ações que reforçam o protagonismo da mulher no cenário econômico fluminense e aponta para mais um ano de recordes na formalização de negócios liderados por mulheres – comemora a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

Dados da Jucerja mostram um avanço consistente no número de empresas abertas por mulheres desde 2022. Naquele ano, foram registrados 33.280 negócios liderados por mulheres em todo o estado. Em 2023, o número subiu levemente, para 33.298. Já em 2024, o crescimento foi mais expressivo: 34.862 empresas abertas por mulheres, representando um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior. A tendência de alta se mantém em 2025.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio, Sergio Romay, os números refletem a força transformadora das mulheres no ambiente de negócios.

– O empreendedorismo feminino é um motor fundamental para a economia do nosso estado. Na Jucerja, trabalhamos para que cada vez mais empreendedoras tenham segurança e agilidade para formalizar seus negócios, simplificando e desburocratizando os processos e modernizando nosso sistema – destaca Romay.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.