Festival Energia para Ler terá simpósio sobre formação do cidadão leitor em Petrópolis
Atividade acontece no Teatro Imperial, às 18h de terça-feira (26), com a participação de professores da rede municipal e especialistas em Educação e Cultura

O simpósio “Todos por uma Cidade Leitora” será uma das principais atividades do Festival Literário Energia para Ler em Petrópolis. O evento acontece na terça-feira (26), às 18h, no Teatro Imperial, e terá como homenageada a professora Maria Francisca de Pinho Valle, escolhida como patrona da edição.
As inscrições para o simpósio podem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/X9bbtGA8TwaAj3Zt9
O encontro reunirá professores da rede municipal para debater políticas públicas voltadas à formação do cidadão leitor. A condução ficará a cargo de Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, que desde 2021 realizam o simpósio em diferentes municípios, integrando o festival.
Com quatro anos de realização, a iniciativa já passou por 35 cidades e, em 2025, alcançará mais 10 municípios. Em cada edição, a proposta é estimular reflexões sobre práticas de leitura e ampliar a participação da comunidade escolar em atividades culturais.
"Estamos mobilizando professores, gestores e técnicos da Secretaria para que todos possam participar de maneira efetiva. Acreditamos que o contato com a literatura e com a produção cultural local valoriza o protagonismo dos alunos e fortalece o trabalho pedagógico desenvolvido na rede”, afirmou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
Flávio Valadares explica que a proposta do encontro é movimentar a educação para o fortalecimento de políticas públicas de leitura.
"O simpósio vai movimentar Petrópolis, porque já no primeiro dia estaremos discutindo a implementação de políticas públicas para incentivar a leitura em cada cidade. Será um momento de troca, de inspiração e de fortalecimento da educação. Nosso objetivo é motivar professores e profissionais da cultura a despertarem, desde cedo, nos alunos, o gosto e o amor pela leitura”, destacou Flávio.
Além do simpósio, o festival contará com atividades na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) entre os dias 26 e 28 de agosto. A programação inclui apresentações musicais, artes visuais, oficinas pedagógicas e a participação de escritores locais, envolvendo professores e estudantes da rede municipal.
Na abertura, marcada para terça-feira (26/08), às 8h, serão realizadas ações voltadas para o público infantil. Já no dia seguinte, o Café Literário reunirá profissionais da educação, escritores e representantes de instituições culturais.
O encerramento, na quinta-feira, será dedicado à premiação do Concurso Luzes da Cidade, que reconhece produções de alunos nas categorias desenho, poesia e audiovisual. Também haverá apresentações musicais, incluindo o concerto da Camerata de Charbel.
Durante os três dias do evento, aproximadamente 30 mil kits literários serão distribuídos gratuitamente a estudantes e professores das cidades participantes, incluindo Petrópolis.
O Festival Energia para Ler é realizado pela Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Enel. A Prefeitura de Petrópolis é parceira na iniciativa. A programação completa está disponível em https://energiaparaler.com.br.
COMENTÁRIOS