Seja bem vindo
Petrópolis,27/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Olimpíada Brasileira de Foguetes: escolas estaduais no topo do pódio

Alunos do Colégio Estadual José de Souza Marques e do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-Estados Unidos estão entre os grandes vencedores da edição de 2025


Olimpíada Brasileira de Foguetes: escolas estaduais no topo do pódio Foto: Divulgação – Seeduc-RJ

O céu é o limite, para os alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, que acabam de conquistar o topo do pódio na mais importante competição de lançamento de foguetes do país, à base de garrafas pet e materiais recicláveis. As equipes do Colégio Estadual José de Souza Marques, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, e do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, venceram a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAfog 2025), realizada em Barra do Piraí, com a presença de estudantes de todas as regiões do Brasil. Da primeira escola, dois times conseguiram troféus, de campeã e de menção honrosa, respectivamente; já da segunda unidade, três equipes foram premiadas, como campeã, vice-campeã e menção honrosa.

— A OBAfog é o maior evento de foguetes do país, alcançando a participação de centenas de equipes. Todo início de ano é feita uma chamada para o projeto e, ao longo do primeiro trimestre, os alunos constroem e lançam os foguetes. A disputa mostra que existem muitas outras oportunidades de aprendizado fora do colégio. Principalmente, demonstra aos estudantes que há possibilidade de irem além, em busca dos seus sonhos — afirmou o professor Hercílio Pereira Cordova, da escola de Brás e Pina, que orientou e acompanhou as alunas nesta conquista.

A classificação para a jornada foi definida em etapas realizadas nas unidades escolares. As equipes que conseguem um alcance de mais de 100 metros de distância foram classificadas para participar do desafio de Barra do Piraí.

— É um privilégio estar aqui. Proporcionar aos estudantes a chance de participar de uma atividade desse porte é muito positivo, tanto para a escola quanto para a vida acadêmica deles. Para nós, professores, é algo incrível — destacou a professora Sandra Regina de Carvalho, da escola da Baixada Fluminense.

Veterano na competição, o Colégio Estadual José de Souza Marques mais uma vez alcançou grandes resultados, e celebrou estas conquistas, que uniu ainda mais toda a comunidade.

– Toda a experiência foi muito importante. As atividades foram realizadas com muito esforço, e, com certeza, os projetos foram feitos com muito empenho. Foi uma experiência mais que especial, em todos os sentidos. As atividades que tivemos foram espetaculares e, mesmo com uma rotina muito corrida e ansiosa, eu consegui me divertir demais. Apesar do esforço necessário, tanto físico quanto mental, foi muito bom poder estar lá com todos em união. Eu realizei os projetos, conheci pessoas incríveis e vivi momentos maravilhosos. Trouxemos o ouro para o Rio, e espero que em outras oportunidades possamos ir além – comentou Maria Fernanda Tavares, uma das campeãs da unidade.

O Ciep 117 é um dos mais premiados do estado, se destacando em diversas áreas, como, agora, no lançamento de foguetes. Para os alunos, a sensação foi de realização e orgulho. A estudante vice-campeã Camilly Luiz Guimarães destacou o valor da oportunidade.

— A experiência de nós, alunos de escola pública, de estarmos representando nossa instituição e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala é excelente. Esperamos que outros estudantes também possam viver algo tão perfeito quanto isso — declarou a jovem.

O evento faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e busca estimular o interesse dos jovens pelas ciências espaciais de forma prática e divertida. Durante o encontro, os estudantes participaram de palestras e oficinas que aprofundaram o entendimento de conceitos de Física por meio de atividades práticas. Mais do que os troféus, os alunos saíram motivados a continuar pesquisando e aprimorando seus projetos.

— Essa jornada me mostrou, na prática, que a ciência pode transformar a nossa vida. Cada etapa, cada teste e até os erros foram oportunidades de aprender mais e crescer. O foguete que a gente lança aqui é também um símbolo do que somos capazes de conquistar no futuro. Essa bagagem vai ficar marcada em mim para sempre — disse a também vice-campeã Gabrielle Almeida, do Ciep 117, destacando a trajetória da escola nesta ação

O evento contou também com a participação de outras escolas estaduais, como o Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, em Petrópolis, que conquistou a prata em sua categoria, e a soma dos belos resultados é muito comemorada, sendo motivo de orgulho para toda a rede estadual. Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, essa conquista é fruto de muito trabalho, aliando experiência e criatividade, colocando em prática tudo o que se aprende na sala de aula.

— Gostaria de parabenizar nossos campeões, por mais essa grande conquista. Com certeza, ações como essas, desenvolvidas pela equipe pedagógica, têm feito a diferença na formação de nossos alunos. Meu agradecimento a todos que estão envolvidos neste projeto — comemorou a secretária Roberta Barreto.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.