Seja bem vindo
Petrópolis,29/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Estudantes de Niterói visitam Nova Friburgo para aula externa de Biologia

Os alunos andaram de teleférico e visitaram espaços culturais da cidade


Estudantes de Niterói visitam Nova Friburgo para aula externa de Biologia Foto: Sandra Barros/Seeduc-RJ

Nesta quinta-feira (28), o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi palco de uma grande aula externa para alunos do Colégio Estadual José Bonifácio (Intercultural Brasil-Itália), de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, que aprenderam sobre Biologia, História, Geografia e cultura italiana.

Na visita ao teleférico de Nova Friburgo, os estudantes tiveram um misto de passeio e aula. Em cadeiras duplas suspensas ao ar, alunos e professores subiram centenas de metros para ver de perto as representações dos dinossauros que habitaram o Brasil há milhares de anos e que ficam expostos no alto do parque, tendo, na prática, aulas que até então aconteciam dentro de sala de aula, como explica o professor Ricardo Harduim.

— Essa aula foi dada aos alunos na escola e agora eles estão aqui vendo o que acontecia há 240 milhões de anos atrás. Eles estão vendo quais deles viveram aqui, suas diferenças e as semelhanças com animais que existem até hoje — afirmou o docente.

Eles também conheceram a Boneca Eva, um espaço gigante onde os visitantes conseguem entrar em seu interior para aprender sobre o corpo humano, vendo todas as partes que nos formam conhecendo mais sobre o funcionamento do corpo. A aluna Mariana Lopes (15 anos) aprovou a iniciativa.

— O teleférico deu medo, mas até que foi tranquilo. Aprender sobre o corpo humano na Boneca Eva foi uma experiência muito boa e superou minhas expectativas. Vi os órgãos e entendi mais de seu funcionamento. Foi minha primeira vez em Friburgo e eu sempre quis vir. Com essa oportunidade eu pude ter essa experiência — contou a estudante da 3ª série do Ensino Médio.

Continuando a subida do teleférico, os estudantes chegaram a 1.500 metros de altura para terem uma visão geral da cidade através do Morro da Cruz e assim poderem contemplar as formações rochosas, terreno e topografia do entorno, aprendendo sobre a geografia friburguense e sua importância para o restante do estado.

Ao descerem, eles visitaram a Praça das Colônias, espaço que congrega e preserva a memória dos imigrantes dos países que fundaram a cidade e fizeram de Nova Friburgo o que ela é hoje, uma bela cidade encravada na serra, cercada por natureza e bem desenvolvida.

Lá, os alunos aprenderam um pouco sobre a imigração italiana, conversando na língua deles sobre diversos temas. A Itália, além de país fundador do município, é parceiro da unidade através da modalidade de ensino intercultural, sendo uma das mais novas desse tipo na rede estadual.

— Essa experiência é boa para todos nós. Aqui podemos nos aprofundar nas matérias e vermos de perto o que aprendemos na teoria — endossou o aluno Henry Bysmark (17 anos), também da 2ª série.

Nesta modalidade de ensino, os alunos aprendem, não somente a Base Nacional Comum Curricular, mas também os aspectos que compõem a vida do país parceiro, como língua, costumes, cultura, culinária, entre outros.

Agora, os estudantes voltam para Niterói com uma nova visão prática das atividades ensinadas em sala, após uma completa imersão e experiência pedagógica única, garantindo um aprendizado leve, descontraído e cheio de emoções.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.