Seja bem vindo
Petrópolis,29/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Seeduc-RJ e Senai apresentam os bons resultados da parceria na Formação Inicial e Continuada (FIC)

Com exemplos de sucesso, projeto apresenta trabalhos de alunos que foram destaque no projeto


Seeduc-RJ e Senai apresentam os bons resultados da parceria na Formação Inicial e Continuada (FIC) Foto: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ

Nesta quinta-feira (28), na sede do Senai, em Duque de Caxias, foi realizado o encontro das escolas que participam do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), ação conjunta do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Educação – e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As práticas apresentadas foram realizadas pelos alunos nos cursos de Qualificação Profissional e frutos desta parceria. Participaram diretores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores regionais e coordenadores de ensino.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são capacitações profissionais voltadas à iniciação – destinada aos estudantes que estão começando no mercado de trabalho – e aperfeiçoamento, que permite, neste caso, a ampliação e complementação de competências para o trabalho, potencializando oportunidades de desenvolvimento pessoal e de geração de renda.

– Em todas as parcerias, o maior objetivo é fazer com que o estudante permaneça em sala de aula e conclua seus estudos. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida, e consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho – declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Além da integração entre as escolas que desenvolvem o projeto FIC, o encontro deu visibilidade aos trabalhos de destaque elaborados pelos alunos do curso e aos casos de sucesso que impactaram a vida de estudantes que conquistaram oportunidades no mercado de trabalho.

– Esse sempre foi um desejo nosso, desde o início da gestão: fazer um encontro entre as escolas, para troca de experiências. Esse é um projeto especial, que traz qualificação profissional para nossos estudantes, com cursos em carreiras de grande e fácil empregabilidade, algo que temos grande demanda em nossas redes. E outra grande vantagem desta ação é que mantém nossos alunos por mais tempo na unidade escolar. É uma formação que pode dar autonomia para nossos jovens ganharem dinheiro enquanto estudam, e também pode despertar uma vocação para cada um deles – destacou a superintendente de Projetos Estratégicos da Seeduc-RJ, Cristina Silveira.

A aluna Juliane Vitória, do Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral, de Magé, na Baixada Fluminense conta que se inscreveu assim que soube do curso

– Fiz marketing digital e agora estou fazendo empreendedorismo maker. Nós criamos os “Chips de mandioca”, dando visibilidade ao trabalho dos moradores de Suruí, onde moramos. Conseguimos criar um produto que é nosso, valorizando nossa região. Acho que as pessoas poderão se interessar em criar projetos como esses – disse a estudante.

Este é o terceiro de quatro encontros regionalizados sobre o tema, com o intuito de aproximar as direções das unidades escolares com as equipes SENAI e representantes da secretaria que acompanham o projeto. A iniciativa vai oportunizar a troca de experiências e mostrar o potencial dos cursos oferecidos e os casos de sucesso de seus alunos. Muitos deles que, com os conhecimentos específicos ministrados nos cursos oferecidos, tiveram êxito em suas jornadas profissionais.

Jonathan dos Santos Silva, instrutor do SENAI no Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral, auxiliou o grupo com o projeto dos “Chips de mandioca”

– O nosso maior desafio é furar a bolha social, desenvolvendo projetos de fomento, como novas formas de ganhar dinheiro e, neste caso, agregando valor à agricultura familiar. Como professor, vejo que o principal foco deste projeto é expandir a visão destes jovens, ajudando ao desenvolvimento futuro de toda a sua comunidade – comentou ele.

Com mais esta iniciativa, a Seeduc-RJ reforça seu compromisso de assegurar aos seus alunos o direito à educação pública de qualidade, com ações que impactem na melhoria do ensino e aprendizagem, a fim de garantir sucesso no projeto de vida de cada um de seus estudantes.

É com trabalhos conjuntos como esse, que a escola passa a ter, ainda mais, um papel condutor no projeto de vida do cidadão. Essa é uma oportunidade ímpar para nosso aluno mudar sua trajetória, a partir de seu desenvolvimento humano e profissional – concluiu a secretária Roberta Barreto.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.