Publicidade

Petrópolis vai usar tecnologia para aprimorar planejamento da cidade

Município vai fazer mapeamento por satélite, criar "street view" próprio e promover recadastramento preditivo em todo território


Petrópolis vai usar tecnologia para aprimorar planejamento da cidade Foto: Divulgação

Petrópolis vai usar alta tecnologia para modernizar a gestão pública e o planejamento urbano. A Prefeitura está dando início ao trabalho de geointeligência, que vai fazer um mapeamento completo de todo território do município, serviço que engloba uso de imagens de satélite, um sistema de "street view" próprio e recadastramento preditivo. Essas informações vão colaborar para que a cidade aprimore a gestão de riscos e atuação da Defesa Civil, a preservação ambiental, avance em investimentos em infraestrutura e na formulação de políticas públicas, expansão de serviços básicos e alcance maior eficiência da máquina administrativa com redução de custos. Além disso, as informações que serão levantadas nesse trabalho serão disponibilizadas para toda sociedade petropolitana pela internet. 

"Estamos entrando em uma nova era, onde a tecnologia será uma grande aliada de Petrópolis para avançar de modo ainda mais rápido para ampliar e aprimorar os serviços em diversas áreas. Vamos ter ferramentas que vão tornar nosso governo ainda mais eficiente, para identificar e atender com ainda mais precisão as demandas da nossa população em cada comunidade. Esse trabalho que está começando agora vai ter um impacto positivo que será observado no nosso município por muitas décadas", destacou o prefeito Hingo Hammes. 

O trabalho envolve diversos órgãos da Prefeitura e é liderado pela Secretaria de Fazenda, que contratou via licitação a Geopixel, empresa que já prestou esse mesmo serviço para mais de 100 municípios brasileiros. A contratação também atende uma determinação judicial da 4ª Vara Cível, expedida em 2022 a partir de uma ação civil pública aberta pelo Ministério Público cinco anos antes. 

Nesse momento, técnicos da empresa estão coletando dados nas secretarias municipais. Documentos físicos já estão sendo digitalizados, processo que vai continuar até o ano que vem. 

"Esse processo de digitação de todo acervo de documentos que hoje estão no papel tem uma função dupla. Primeiro, vai dar maior agilidade e acessibilidade às informações; e segundo, vai garantir a manutenção e a preservação desse acervo, que contam a história do nosso município. Nós temos ainda hoje documentos com mais de meio século guardados na Prefeitura, que até para manusear requer uma série de cuidados. Após a digitalização, todo acervo será transferido para o arquivo histórico da Biblioteca Municipal, o que está previsto para acontecer apenas a partir do ano que vem", explicou o secretário de Fazenda, Juarez Borges. 

Outra etapa de trabalho é o mapeamento completo da cidade, que está sendo feito em três etapas. A primeira é o registro de imagens de satélite com altíssima resolução, que já foi feito pela empresa e engloba tanto zonas urbanas quanto as áreas rurais do município. A próxima é o mapeamento horizontal, que será feito por meio de um carro equipado com câmeras que vão registrar as vias públicas em 360º. Isso significa que a cidade vai ganhar um serviço de "street view" próprio. A circulação do veículo começa ainda em outubro. Por fim, a empresa vai utilizar inteligência artificial para realizar um recadastramento preditivo, cruzando as novas imagens com os registros antigos para atualizar automaticamente a base de dados da Prefeitura. 

"Nós teremos imagens e dados de georreferenciamento que vão dar condições de planejar e executar diversas políticas públicas. Vamos conseguir, por exemplo, monitorar as áreas de risco e identificar novas construções em encostas, permitindo controle do solo para evitar desastres. Vamos poder identificar necessidade de obras de infraestrutura viária de forma ainda mais rápida e precisa, que vão gerar novos investimentos que vão beneficiar a população. Poderemos cruzar dados populacionais e os mapas para planejar ações de Saúde, Educação, Obras, Mobilidade Urbana, entre tantas outras áreas", disse o secretário de Planejamento, Louis Boden.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR