Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Diretas Já: 40 anos do movimento que marcou a história do Brasil

A população, cansada da falta de liberdade e das restrições políticas, saiu às ruas em manifestações pacíficas, clamando por eleições diretas para presidente


Diretas Já: 40 anos do movimento que marcou a história do Brasil Foto: Reprodução / Senado
Publicidade

Há exatos 40 anos, o Brasil vivia um dos momentos mais marcantes de sua história recente. O movimento das Diretas Já, que mobilizou milhões de brasileiros em todo o país, exigindo o direito de votar para presidente, completou quatro décadas, deixando um legado de luta pela democracia e participação popular.

O movimento teve início em 1983, em meio a um período de regime militar no Brasil, que durava há mais de duas décadas. A população, cansada da falta de liberdade e das restrições políticas, saiu às ruas em manifestações pacíficas, clamando por eleições diretas para presidente.

As manifestações foram intensas e emocionantes, reunindo pessoas de todas as idades e classes sociais. Artistas, intelectuais, políticos e cidadãos comuns uniram suas vozes em um só coro, pedindo democracia e o direito de escolher seus governantes de forma livre e democrática.

O ápice das manifestações ocorreu em 1984, quando mais de um milhão de pessoas se reuniram na histórica Praça da Sé, em São Paulo, em um dos maiores comícios já registrados no país. O movimento foi um marco na história brasileira, demonstrando a força e a determinação do povo em conquistar seus direitos e mudar os rumos da nação.

Apesar de não terem alcançado o objetivo de eleições diretas naquele momento, as manifestações das Diretas Já foram fundamentais para o processo de redemocratização do Brasil, que culminou na eleição de Tancredo Neves pelo Congresso Nacional em 1985 e, posteriormente, na promulgação da Constituição de 1988.

Hoje, 40 anos após o movimento das Diretas Já, é importante lembrar e celebrar a coragem e a determinação daqueles que lutaram pela democracia no Brasil. O legado deixado por esses brasileiros serve como inspiração para as futuras gerações, reafirmando a importância da participação cidadã e do respeito às liberdades democráticas.

Diretas Já: um marco na história do Brasil, que jamais será esquecido.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.