Seja bem vindo
Petrópolis,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

A investigação de Stonehenge explora uma possível ligação com a Lua

Devido ao fato de que as grandes paragens lunares ocorrerem com pouca frequência, os académicos aproveitaram a oportunidade para as estudar


A investigação de Stonehenge explora uma possível ligação com a Lua Foto: VisitBritain/ Stephen Spraggon
Publicidade

Os investigadores estão averiguando se Stonehenge se alinha com as posições da Lua e do Sol.


O English Heritage e peritos de outras organizações estão a estudar a ligação entre o monumento antigo e uma grande paragem lunar, que ocorre a cada 18,6 anos.

O termo refere-se ao ponto em que o nascer e o pôr da Lua estão mais afastados ao longo do horizonte, e a próxima paragem ocorre em 2024-25.

A teoria é que estes movimentos lunares podem ter sido notados na fase inicial de Stonehenge e influenciado a sua conceção posterior.

Devido ao fato de que as grandes paragens lunares ocorrerem com pouca frequência, os académicos aproveitaram a oportunidade para as estudar.

O English Heritage está a trabalhar com especialistas das universidades de Oxford, Leicester e Bournemouth, bem como da Royal Astronomical Society.

"Podemos estar falando de um acontecimento geracional para o qual as pessoas podem ter vindo a Wiltshire", disse o Dr. Fabio Silva da Universidade de Bournemouth.

"Nunca o conseguiremos provar, mas quanto maior for o conhecimento que tivermos destes monumentos e da Lua, mais forte será o argumento".

Professores e estudantes da Universidade de Bournemouth vão documentar os movimentos da Lua e a sua relação com as pedras.

"Está Nascendo mais a norte do que tem acontecido e, quinze dias depois, nasce mais ao sul e acreditamos que locais como Stonehenge podem ter se alinhado com a Lua quando esta está fazendo isto", continuou o Dr. Silva.

Stonehenge é amplamente conhecido pela sua ligação aos movimentos do Sol, em particular no solstício de verão, quando milhares de pessoas se deslocam ao monumento de madrugada para assistir ao nascer do Sol.

Clive Ruggles, da Universidade de Leicester, afirmou: "A arquitetura de Stonehenge está ligada aos movimentos do Sol, em particular no solstício de verão: "A ligação arquitetônica de Stonehenge ao Sol é bem conhecida, mas a sua ligação à Lua é menos compreendida. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.